Ontem(15), a chef pirenopolina Clara Gaehwiler venceu o Concurso da Melhor Foundue do Brasil em São Paulo e irá representar o Brasil no mundial na Suíça

0
1179

melhor fondue do Brasil

 Chef Clara Gaehwiler

Ontem (15), aconteceu o Concurso da Melhor Fondue do Brasil. Realizado na residência do Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, o evento teve parceria do Turismo da Suíça e a Queijaria Alpina, representada pela chef Clara Gaehwiler, foi eleita como a Melhor Fondue do Brasil.

A Queijaria Alpina fica em Corumbá de Goiás e pertence ao pai de Clara, que além de chef, também é proprietária do Ursus House em Pirenópolis, que tem no cardápio Raclettes, hamburgueres artesanais, grelhados e em breve será inserida a premiada foundue. Na próxima etapa, a vencedora irá representar o Brasil no Mundial da Fondue da Suíça, em 18 de novembro de 2023. O concurso acontece em Tartegnin, com passagem de ida e volta paga pela Swiss International Airlines.

O concurso é organizado pelo Consulado Geral da Suíça em São Paulo em parceria com a associação SerTãoBras e o Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers. Visando valorizar a fondue de queijo como receita tradicional, contou com a participação dos presidentes do concurso, os suíços Stéphane Jayet e Philippe Chevrier e a comissária geral é Débora Pereira, diretora da associação SerTãoBras.

As receitas participantes foram submetidas a um júri que avaliou fatores como consistência, homogeneidade, visual e aromas e sabores. Além disso, as fondues apresentadas tinham que conter pelo menos 50% de Gruyère DOP. Podendo misturá-lo com ingredientes que demonstrassem brasilidade, por exemplo.

História da fondue

O fondue é um prato tradicional da Suíça que se tornou um símbolo da gastronomia do pequeno país em todo o mundo. Sua história remonta de séculos atrás e está ligada à vida nas montanhas e à necessidade de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis durante os longos e rigorosos invernos suíços.melhor fondue do Brasil

A palavra “fondue” vem do verbo francês “fondre”, que significa “fundir” ou “derreter”. Acredita-se que a origem da fondue se deu nas regiões montanhosas da Suíça, que eram habitadas por camponeses e pastores.

Ali, durante os meses de inverno, quando o acesso a alimentos frescos era limitado, as famílias recorriam ao queijo e ao pão, que eram alimentos básicos e duráveis. Para aproveitar ao máximo esses ingredientes, o queijo era derretido em uma panela e servido como um molho para mergulhar pedaços de pão.

Hoje, a fondue também se tornou um símbolo social na Suíça. É comum as famílias e amigos se reunirem ao redor de uma mesa para desfrutar deste prato juntos. Geralmente, a panela de fondue é colocada no centro da mesa, permitindo que todos mergulhem seus alimentos no queijo, carne ou chocolate derretido. É uma refeição interativa que promove a conversa e a convivência.

Com informações e fotos de Eliria Buso

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here