Correção de dados faz Aneel reduzir patamar de bandeira vermelha com reajuste menor; confira

0
112

O reajuste da bandeira tarifária de energia elétrica, que subiu para bandeira vermelha patamar 2, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na semana passada, foi corrigida e teve redução. A Aneel informou que os dados foram reajustados após conferência do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e a bandeira foi reduzida para o patamar 1, mais barato.

O recálculo dos dados indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, cuja cobrança é de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha patamar 2, acionada anteriormente, o valor era de R$ 7,877 (mais impostos) a cada 100 kWh consumidos.

Diante dessa alteração, a Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados. A agência definiu que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.

Até agosto deste ano, a bandeira tarifária aplicada era verde. Uma sequência de bandeiras verdes iniciou em abril de 2022, foi interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela e voltou à verde em agosto. A mudança para bandeira vermelha é decorrente do prolongado período de estiagem, com previsão de chuvas abaixo da média este mês. Os fatores que acionaram a nova bandeira foram: GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar os custos da geração de energia no Brasil. Ao saber do valor adicional antes do início do mês, o consumidor pode adaptar o consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.
Parceiro:
Juary Eletrocar está há mais de 10 anos atuando no ramo de manutenção, peças e acessórios automotivos, garantindo qualidade e agilidade a seus clientes.
Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek
Telefone: (62) 3331-1616.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here