Não adianta frear antes: novo radar inteligente mede velocidade por trecho

0
143

A velha tática de diminuir a velocidade próximo aos radares para evitar multas pode estar com os dias contados. Isso porque um novo sistema de fiscalização de velocidade começou a ser implementado em estradas do país.

Radares calculam velocidade média do veículo

A nova tecnologia funciona de forma diferente dos equipamentos fixos. Ela foi projetada para calcular a velocidade média de um veículo ao longo de um trecho específico.

Ou seja, em vez de medir a velocidade em um único ponto, ela calcula o tempo que um motorista leva para percorrer um determinado trecho. A partir desta análise, é possível determinar se o veículo está dentro do limite permitido.

Isso significa que quem está acostumado a dirigir acima da velocidade e frear apenas em cima do radar vai acabar sendo multado. Este sistema inteligente já é usado em alguns países da Europa e contribuiu para a diminuição dos casos de mortes por acidente de trânsito em até 50%.

Tecnologia ainda está funcionando de modo experimental

  • A primeira estrada brasileira a receber o sistema de radar inteligente é a BR-050, em Uberaba, Minas Gerais.
  • A tecnologia entrou em operação em outubro, mas ainda está funcionando de modo experimental, sem aplicação de multas.
  • A previsão é que as penalidades comecem em breve.
  • Segundo as autoridades, o novo sistema deve servir para conscientizar os motoristas brasileiros, tornando o trânsito mais seguro.
  • A expectativa é que mais estradas brasileiras adotem essa tecnologia no futuro.
Parceiro:
Parceiro: @juaryeletrocar
Juary Eletrocar está há mais de 10 anos atuando no ramo de manutenção, peças e acessórios automotivos, garantindo qualidade e agilidade a seus clientes.
Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek
Telefone: (62) 3331-1616.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here