Pedido de auxílio emergencial pode ser feito nas agências dos Correios

0
233
Os brasileiros que precisam do auxílio emergencial para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, mas ainda não conseguiram pedir o benefício por falta de acesso à internet agora podem fazer essa solicitação através dos Correios. Esse atendimento começou na última segunda-feira (09), nas agências dos Correios e é gratuito.
“Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento, contestar uma informação. Então, esse convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras”, explicou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
Segundo os Correios, os brasileiros poderão fazer a solicitação no auxílio emergencial e também acompanhar a análise do seu pedido com a ajuda dos funcionários dos Correios. Para isso, basta voltar depois de dez dias do cadastramento com o comprovante do atendimento e o CPF. Quem não tem conta bancária e tiver o cadastro aprovado pelo governo ainda vai poder abrir uma Conta Social Digital da Caixa para o recebimento do benefício nos Correios.
Por conta disso, a expectativa do governo é de que até 27 milhões de atendimentos relativos ao auxílio emergencial sejam realizados através dos Correios. Vale lembrar que os brasileiros têm até 3 de julho para solicitar o benefício, que, como foi confirmado nesta terça-feira (09/06) pelo Executivo, vai ajudar os trabalhadores que perderam renda na pandemia da covid-19 por até cinco meses.
Para dar conta de toda essa semana, as mais de seis mil agências dos Correios estão habilitadas a fazer o atendimento do auxílio emergencial. A maior parte delas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para evitar aglomerações, contudo, os Correios estabeleceram um calendário de atendimento, que foi escalonado de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.
Por isso, nas segundas-feiras, podem procurar os Correios apenas os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Nas terças-feiras, os nascidos em março de abril. Nas quartas-feiras, é a vez de quem nasceu em maio e junho pedir o auxílio emergencial nos Correios. Nas quintas-feiras, os aniversariantes de julho, agosto e setembro poderão fazer o pedido. E nas sextas-feiras serão atendidos os demais trabalhadores, nascidos em outubro, novembro e dezembro.
Os Correios informaram também que medidas de prevenção foram adotadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Por isso, haverá controle do fluxo de atendimento e organização dos clientes para que seja possível manter a distância recomendada pelas autoridades da saúde dentro das agências dos Correios. Esses locais ainda vão reforçar os cuidados de limpeza e vão adotar métodos que evitem o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.
Para evitar viagem perdida, o governo também alertou sobre quais documentos os brasileiros precisam apresentar aos Correios para fazer o pedido do auxílio emergencial. São eles: documento de identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular; além dos dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) no caso de abertura de conta na Caixa.
O governo lembra, por sua vez, que esse atendimento tem como foco os trabalhadores de baixa renda que não têm acesso aos meios digitais. Quem tem condições de acesso à
internet deve continuar fazendo a solicitação, a contestação e o acompanhamento do pedido no aplicativo ou no site do auxílio emergencial. “É um serviço para buscarmos os mais vulneráveis, que vão fazer o cadastramento assistido por um funcionário dos Correios. Ele vai cuidar de todos os detalhes”, pontuou o ministro Onyx Lorenzoni, que havia anunciado essa parceria com os Correios há mais de um mês, mas só oficializou o convênio na última sexta-feira, permitindo o início desse atendimento nesta segunda-feira.
Fonte: CB
Parceiro:
Nenhuma descrição de foto disponível.
Supermercado Jk, o seu lugar preferido para suas compras!

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182

Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00 @supermercadojkpirenopolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here