O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinou recentemente um convênio com o Ministério dos Transportes, dando início a um processo que poderá culminar na privatização de cinco trechos rodoviários estratégicos em Goiás.
Este movimento tem como objetivo principal atrair mais investimentos para a infraestrutura das estradas, além de aumentar a fiscalização, o que incluirá a instalação de novas praças de pedágio.
Trechos:
- GO-070: Este trecho liga o entroncamento da BR-060/GO-050/060, em Goiânia, ao da GO-164.
- GO-080 (Trecho 1): Vai do encontro da BR-060, em Goiânia, ao da BR-153.
- GO-080 (Trecho 2): Liga o entroncamento da BR-153 ao entroncamento da BR-251/GO-230/338, no contorno de Goianésia.
- GO-060: Este trecho conecta o entroncamento da GO-050/070, em Goiânia, ao entroncamento da GO-320, no início do perímetro urbano de Iporá.
- GO-020: Vai do encontro da BR-153/352, em Goiânia, até a GO-139, no fim do perímetro urbano de Cristianópolis.
Também estão incluídos as vias: GO-060 – do entroncamento da GO-050/070, em Goiânia, ao entroncamento da GO-320, no início do perímetro urbano de Iporá – e da GO-020 – do encontro da BR-153/ 352, em Goiânia, até a GO-139, no fim do perímetro urbano de Cristianópolis.
Embora o acordo tenha recebido a assinatura do governador, o convênio ainda se encontra na fase inicial e deve servir, primeiramente, para a realização de estudos sobre a viabilidade da ação, conforme anunciado pelo presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissoto.
Ao ser indagado sobre o teto do valor de pedágio proposto pelo Governo, o servidor disse que ainda é cedo para definir a quantia, mas que a gestão poderá opinar.
“Vamos ser ouvidos e colocar nossa posição. Não vamos aceitar nada que não seja adequado”, afirmou.
Conforme o cronograma do Governo Federal, segundo a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, a previsão é que quatro rodovias federais que cruzam Goiás sejam leiloadas em 2024.
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