STRAAF traz pesquisa demonstrando que goianas são mais de 80% em programas voltados para agricultura familiar

0
753
Assim como na cidade, o protagonismo das mulheres no campo é crescente, e elas já são maioria em programas e ações do Governo de Goiás voltados ao setor rural. É o que aponta um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Pirenópolis e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). De acordo com o documento, as goianas têm destaque, por exemplo, nas iniciativas PAA Goiás, Crédito Social e Fomento Rural, que integram o Goiás Social, em parceria com outros órgãos e entidades, como o Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Ainda segundo os dados, no último edital do PAA Goiás, 55% das propostas selecionadas foram enviadas por mulheres. De modo semelhante, no último ano, as produtoras rurais também foram maioria nos programas Crédito Social (65% dos beneficiários) e Fomento Rural (84%). Além disso, as mulheres também marcam presença no Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão da Paranã.
Apoio
Ações como o Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás) têm sido fundamentais para impulsionar a produção familiar e o trabalho das mulheres no campo. Os beneficiários – homens e mulheres – recebem apoio financeiro e técnico para desenvolverem suas atividades agrícolas, contribuindo não apenas para o próprio sustento, mas também para o segurança alimentar da população em geral.
Por meio do Crédito Social, representantes de famílias em situação de vulnerabilidade têm acesso a cursos de capacitação profissional em avicultura, horticultura, apicultura e outros segmentos produtivos. Quem preenche os requisitos do programa também recebe repasse de recurso para investir na estruturação das atividades para as quais foram capacitadas.
Já o Fomento Rural, que tem o objetivo de ajudar os beneficiários a conquistar a segurança alimentar e nutricional e superar a situação de pobreza, combina acompanhamento social e produtivo e transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 4,6 mil, para que as famílias rurais mais pobres desenvolvam seus projetos produtivos.
Titular da Seapa, o secretário Pedro Leonardo Rezende destaca a importância do apoio do Governo de Goiás às mulheres do campo. “As mulheres não apenas compõem a maioria dos beneficiários dos nossos programas, mas também desempenham papel fundamental na produção agrícola. Entendem o valor disso e comemoram o protagonismo. E, neste sentido, o apoio do Governo de Goiás não só reconhece o valor desse trabalho feminino, mas impulsiona o seu potencial para transformar suas comunidades”, destaca.
Parceiro:
NÃO FIQUE SÓ. FIQUE SÓCIO!
A sedo do STRAAF está localizada na Avenida Prefeito Sizenando Jayme, 19, e-mail: sttrpirigo@hotmail.com.br. Telefones: 3331.1125 – 98535.5513 ou (64) 97400.6143

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here