Nos últimos dias o que se viu nas redes sociais, foi uma enxurrada de denúncias dos maus tratos e péssimas condições do ambiente dos animais presos num canil em Abadiânia que foram abandonados desde a prisão do médium João de Deus, quando o município perdeu grande das visitações dos turistas e pessoas em busca de cura. O canil sobrevivia através de doações.
Os cães e gatos foram encontrados à míngua, todos muito magros e doentes, mas graças a uma força tarefa entre vários órgãos e entidades começaram a ser transferidos ontem(27). A mudança foi feita por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que encaminharam os animais para clínicas e abrigos parceiros.
O canil, que fica em uma chácara, foi alvo de operação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as Polícia Civil e Militar. . Ao todo, 45 cães e 24 gatos eram mantidos em condições precárias de higiene, com a saúde bastante comprometida, em espaços reduzidos e com pouca alimentação disponível.
O gerente de Autorizações e Acompanhamento para Fauna da Semad, Brunno Alves de Oliveira Brito, explica que o trabalho de cuidados dos animais será dividido conforme a situação de saúde dele. “Todos foram apreendidos. Aqueles com situação menos debilitada vão para acolhimento mediante termo de fiel depositário e, os com a saúde mais frágil, serão encaminhados diretamente para clínicas veterinárias parceiras para cuidados especiais”, afirma.
A equipe veterinária da Semad iniciou, ainda no local, os laudos para embasar o auto de infração. Os responsáveis pelo local devem ser enquadrados no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos) e no artigo 29 do decreto regulamentador da legislação, cuja multa foi calculada pela equipe presente em R$ 207 mil, com possibilidade de agravantes caso a saúde dos animais piore.
Adoação
De acordo com a pasta, após o trabalho de acolhimento e recuperação, será feita uma triagem para encaminhar os 69 animais para adoção. Esse trabalho será feito de maneira conjunta entre estruturas do governo, organizações não-governamentais, ativistas ambientais e a sociedade em geral.