Moradores do centro em Pirenópolis reclamam do mato alto e lixo em terreno baldio, que está localizado na Rua Benedito de Pina, ao lado da Escola Municipal Tia Olivia. Eles se preocupam com a possibilidade de uma nova epidemia de dengue e o perigo de algum acidente acontecer.
A Rua Benedito de Pina é bastante complicada, é estreita e possui um transito super intenso, é mão única, mas muitos motoristas descem na contramão. É uma rua fundamental no escoamento do tráfego de veículo e de pessoas, não possui passeio adequado de nenhum dos lados e o pouco que existe, é precário e está tomado pelo mato, carrapicho, pequenos animais e lixo. O descaso é visível causando transtornos frequentes. Os moradores próximo estão bastante insatisfeiros com a situação. Uma moradora de não quis se identificar, disse que já foi na prefeitura diversas vezes pedir para podarem o excesso que toma conta do passeio, já que o terreno é de propriedade particular. ‘Todo ano é a mesma coisa, a roçagem deste terreno é bem rara. Só podam o mato uma vez por ano e olha lá, percebo também que muitos moradores próximos descartam seus lixos inadequadamente. O mata tá muito alto, tá perigosos e não tem jeito das pessoas passarem pelo passeio, elas tem que ir pra rua e está muito periogoso’, disse ela. O descarte inadequado de lixo pode se transformar em um problema de saúde pública, principalmente nesta época do verão em que há aumento das chuvas. O clima é propício para a proliferação da dengue.
Outra dona de casa teve dengue. Moradora no bairro há muitos anos, ela disse que não aguenta mais o cheiro forte e os bichos que entram dentro casa devido ao terreno que fica próximo à casa dela. “Deveria ser feita uma limpeza em todo esse terreno para que o mato não cresça mais”, disse.
No loteamento há o aviso com a proibição de jogar lixo, mas em meio ao mato alto se acumulam entulhos.