Fumaça de queimada encobre Pirenópolis

0
419
A sexta-feira (10) começou diferente em Pirenópolis e várias as pessoas comentaram sobre uma ‘névoa’ cinzenta que está tomando o céu da cidade. Enquanto moradores preocupados se questionando o que seria tanta fumaça, há outros que a relacionam o “tempo estranho” com o forte calor registrado nos últimos dias.
Para esclarecer melhor a situação, Capitão Cristiano Severino de Carvalho, sub-comandante 17º Batalhão do Corpo de Bombeiro, disse que está ocorrendo um incêndio próximo à  cidade de Cocalzinho desde ontem. “Provavelmente essa fumaça seja proveniente de lá, mas ainda está fora da APA dos Pireneus. Estamos tentando conter o fogo”, disse o capitão.
O climatologista, Eduardo Argolo também explica que nesta época do ano, os registros de incêndios são recorrentes e, segundo o especialista, o que se vê no céu, é justamente a fumaça das queimadas da noite e dia anterior, que não puderam se dispersar por causa da ausência de ventos. Uma outra solução ainda melhor para ‘limpar’ a cidade seria a chuva. No entanto, Eduardo Argolo, conta que várias cidades estão passando por uma condição climática que está impedindo que a chuvas consiga chegar na região, e que seria resultado de vários fatores, como a incidência solar. “O que está faltando é chuva e ela não está conseguindo entrar. Estamos registrando umidade relativamente boa, então fica aquele calor sufocante, aquele que você fica ‘melado’. É o mesmo calor que o pessoal sente em Cuiabá e Manaus. Quente e úmido”, explicou, concluindo que “estamos caminhando para o verão, no final do ano, e a inclinação do planeta vai aumentando. A incidência solar fica maior e os dias ficam mais longos e quentes. E a chuva tentando entrar, traz a umidade”.

Chuva

E aqueles que estão ansiosos para que a chuva caía, poderão ter que esperar um pouco mais. Dados divulgados pelo Climatempo mostram que, pelos próximos 14 dias, não há nenhuma previsão de precipitação na cidade. O calor também deverá prevalecer neste período, com máximas de até 37ºC. A única expectativa de chuva, até o momento, está para a noite do próximo dia 24.
Parceiro:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here