Inmet alerta para 72h de tempestades pelo país. Para Pirenópolis, está previsto 100 mm de chuva para as próximas horas

0
1530

Foto: Brígida Fátima G. de Melo

A persistência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém as nuvens carregadas entre o Sudeste e o Norte do Brasil pelo menos até segunda-feira — e a previsão é de temporais ao longo do final de semana. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que chama a atenção para temporais, hoje, em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins e no Distrito Federal.

Também deverá chover de forma volumosa no leste e no norte de Mato Grosso, no centro-sul do Pará, no centro-leste e norte do Amazonas e no sul e no sudoeste da Bahia — mesma região que já foi atingida pelas enchentes, há poucos dias. As chuvas das últimas semanas têm deixado um rastro de destruição.

Para Pirenópolis, o INMET emitiu alerta laranja e publicou aviso iniciando hoje(08) às 09h52, terminando amanhã(09) , às 11h00, para chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos  de 60 a 100 km/h. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Tipo: Chuvas Intensas (Perigo)

Goiás tem 15 cidades em emergência

O número de cidades goianas em estado de emergência por conta dos estragos da chuva subiu para 15 nesta terça-feira (4/1). Comunidades inteiras continuam ilhadas na zona rural, estradas estão com atoleiros, rios transbordaram, pontes estão comprometidas e até a travessia por barco é considerada perigosa em alguns pontos.

última cidade a entrar na lista de mais afetadas pelas chuvas foi Nova Roma, município da Chapada dos Veadeiros. Outros 14 municípios do nordeste goiano, estão em estado de emergência desde final de dezembro.

ão eles Alto Paraíso, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante, Monte Alegre, Campos Belos, Divinópolis, São Domingos, Iaciara, Formoso, Niquelândia, São João d’Aliança, Guarani de Goiás e Flores de Goiás.

Desabrigados

Cerca de 400 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias no município de Cavalcante, em Goiás. De acordo com o governo estadual, as chuvas provocaram alagamento e destruíram pontes, deixando muitos desabrigados e isolados. Uma operação de ajuda foi montada e cerca de 600 cobertores e 600 cestas básicas serão entregues nos próximos dias às famílias atingidas pelas chuvas.

No Nordeste, depois da Bahia, o Piauí também sofre com as tempestades: o número de pessoas desabrigadas em Teresina chegou a 1,3 mil, ontem, de acordo com a Defesa Civil. Ao todo, 424 famílias tiveram suas casas atingidas por alagamentos e a Zona Norte da capital é umas das mais afetadas — é onde ficam 95% das pessoas que deixaram as casas nas últimas 24h, conforme a prefeitura da capital.

Na Paraíba, mais um açude atingiu a capacidade máxima de retenção de água e vazou. Foi em Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano — atingiu mais de 355.556 mil de metros cúbicos, chegando a 104% da sua capacidade total.

Em Minas Gerais, um dos casos mais críticos é o da cidade de São Lourenço. O nível do Rio Verde ocasionou pontos de alagamentos, movimentações de terra e desabamento no município. Com isso, a prefeitura pediu para que comerciantes do centro e de áreas de risco evacuassem os comércios para evitar prejuízos em caso de enchentes.

Em Belo Horizonte, os moradores devem se preparar para dias de tempestades e possíveis enchentes. Segundo a Climatempo, nos próximos dias pode chover o esperado para um mês na capital mineira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calcula a média de janeiro na cidade em aproximadamente 330 mm, porém o volume estimado até a próxima terça-feira tem tudo para superar a média histórica do mês.

Ainda em Minas, 606 municípios estão em estado de alerta por conta do grande volume de água que deve cair nas próximas 72h.

*Via Correio Braziliense editado por Carla Adriana  às 10h54.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "ç MEIO AMBİENTE INTELIGENTE"

Meio Ambiente Inteligente

Telefone – (62) 99943-0993

Endereço: Avenida Sizenando Jaime, quadra 26, número 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here