Samauba: o elo entre os homens e o sagrado

0
426

Como estamos comemorando o mês das mães busquei na natureza uma árvore que é chamada de árvore mãe e árvore da vida. Nome científico Ceiba pentranda, Família Bombacaceae, comum na Amazônia e nativa das Américas Central e Sul.

A mafumeira ou sumaúma (Ceiba pentandra) é uma planta tropical da ordem Malvales e da família Malvaceae (antiga Bombacaceae), nativa do México, da América Central, das Caraíbas, do norte da América do Sul e (com a variedade C.

É o nosso Baobá, chegando a 80 metros de altura, seu tronco mede aproximadamente 3 metros. Os Maias usavam sua fibra para almofadas, travesseiros etc. Suas folhas na forma de chá são diuréticas e antioxidantes, a casca e entre casca para malária e hidropisia. Os povos da floresta a consideram o elo entre os humanos e o mundo mágico das divindades como: fadas, duendes, ninfas, iaras etc.

Há uma empatia, um código secreto entre a Samauba e as populações ribeirinhas, que em caso de perigo usa-se um pau, que batido na sua raiz, faz um som alto e peculiar que avisa as populações próximas, que há alguém pedindo socorro, em perigo. É sagrada para os povos da floresta que a reverenciam, armazena água para si e para outras árvores, plantas e animais ao seu redor. É dadivosa, ajuda outras árvores, plantas, pássaros e animais da mata que se sentem acolhidos a sua sombra. Espero que vocês tenham gostado dessa magia, força e magnetismo da natureza!

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here