Umbaúba regenera florestas desmatadas, garante comida às aves e é uma importante planta medicinal, explica Lenísia Septimio

1
1186

Hoje dando sequência à nossa coluna sobre a importância das plantas medicinais do Cerrado, vocês conhecerão a Umbaúba, Cecropia, peltata, da familia Urticaceae, presente no nosso Cerrado. Usada há séculos pelas populações tradicionais. Árvore da família das urticáceasencontrada no continente americano. Popularmente conhecida como AMBAÍBAAMBAÚBAÁRVORE-DA-PREGUIÇAEMBAÚBAUMBAÚBA, IMBAÚBA.

A Umbaúba tem propriedades cardiotônicas, controla a pressão arterial, calmante, vasodilatadora, melhora o desempenho sexual, diurética, anti-hemorrágica, adstringente, anti-asmática, anti-inflamatória, analgésica, emagrece, expectorante, anti-séptica, devido a ação dos: alcaloides flavonóides, antraquinona, glicosideos e taninos todos presentes na Imbaúba e usados com bom resultado na busca de nossa saúde .

É um presente da natureza para nós. Todas as partes da Umbaúba podem ser usadas na forma de chá, xarope e emplasto. Os galhos emplasto, para cicatrização, o suco para tosse e problemas pulmonares, o chá toda a planta, para uma gama enorme de problemas.

As grávidas e as mulheres lactante não devem usar a Umbaúba. Conhecida como árvore da preguiça, ajuda a recuperar áreas degradadas e alimenta os pássaros com seus frutos.

Elementos fotoquímicos importantes para a saúde presente na Imbaúba : Alcaloides estimulam o sistema nervoso central, anti-cancerígeno, anti-microbiano. Flavonóides composto bioativos anti-inflamatórios, anti- oxidante e vasodilatadores.

Antroquinonas substâncias fenólicas empregadas terapeuticamente como laxante.

Glicosídeos são fitoquímicos cardiotônicos importantes na terapia com plantas, presentes na Umbaúba. Taninos são polifenois substâncias orgânicas presentes nas partes mais externas da planta, age como antibiótico natural e cicatrizante no combate de vírus e bactérias. Assim vamos aprendendo a usar com segurança, valorizando cada vez mais seu poder curativo. Os fotoquímicos que a planta nos oferece, como ser vivo, parte do universo que é, e a empregamos na busca da nossa saúde.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here