A taioba é um vegetal comum em quintais e muitas hortas caseiras, principalmente em Goiás, mas curiosamente é pouco consumido pelos brasileiros, afinal não é tão vendido em feiras e supermercados. As folhas são parecidas com as de inhame – algo de certa forma perigoso, pois as de inhame não são comestíveis – com o diferencial que no caso da taioba o caule está próximo à folha. A planta desconhecida merece entrar no cardápio diário de todos, afinal ela é riquíssima em nutrientes que são indispensáveis a boa saúde.
Geralmente a taioba é utilizada em preparos de bolinhos, vitaminas verdes especiais, recheios de pizzas e crepes, no tempero de sopas ou em refogados com alho. Há, portanto, uma gama de opções para colocar o vegetal no dia a dia de maneira natural e deliciosa.
Rica em Vitamina A, B e C e com ferro cálcio e potássio na composição nutricional, a taioba oferece vários benefícios à saúde, servindo como ótimo tratamento para algumas doenças – como a anemia, por exemplo – e para a prevenção de futuros problemas. Se o seu objetivo é avançar os anos com disposição, energia e qualidade de vida considere a taioba como um dos vegetais importantes nesse processo. Conheça alguns dos benefícios desta maravilha nutricional que merece ser descoberta.
Eficaz contra a prisão de ventre
O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras da taioba.
Fortalece o sistema imunológico
A taioba concentra boa quantidade de vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Então, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversas doenças.
Bom para a visão
Graças à Vitamina A o consumo da taioba favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça que ocorrem por problemas na região ocular.
Combate a anemia
A taioba contém ferro e por essa razão está no grupo de alimentos que combate a anemia com eficácia. Se você sente-se fraco, indisposto e eventualmente tem enjôos e tontura, procure o médico. Se for diagnosticado com anemia, alguns alimentos como feijão e beterraba certamente serão sugeridos pelo profissional, para complementar o cardápio nutritivo, não deixe de incluir um suquinho verde com taioba pela manha e uma sopa com o vegetal no jantar.
Saúde dos ossos
Geralmente os mais idosos sofrem de problemas nos ossos e a osteoporose é um flagrante comum nessa fase. Sendo o cálcio e o fósforo os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea, a taioba deverá ser consumida por todos, principalmente quem está na terceira idade.
Dicas para cultivar a taioba
Sorte dos mineiros que têm mais chances de consumir este incrível vegetal que merece maior protagonismo. Mas vai uma boa notícia para quem tem a própria horta e adora plantas: É fácil cultivar a taioba.
A planta desenvolve-se na sombra, longe do sol. Se a sua horta tiver um espaço na sombra, ótimo, se não, você poderá alocar a plantação de taioba sob um toldo durante os períodos mais fortes do sol, entre as 10h e 16 horas. Não se esqueça de manter a terra úmida.
Observe atentamente as folhas. Se estiverem amareladas é sinal de que o solo está seco e o contato com o sol foi excessivo.
Pronto, agora é só acompanhar de perto o desenvolvimento desse vegetal tão importante. Incorporá-lo a sua dieta e de sua família é uma excelente atitude para a saúde de todos.
Venha saborear o que há na melhor gastronomia pirenopolina!
Restaurante com uma imensa variedade de saladas e pratos caseiros, em um ambiente agradável, acolhedor e arejadp.
Rua do Carmo, 22 - Bairro do Carmo.
Aberto todos os dias a partir das 11:00 - Telefone: (62) 3331-2233