Quando pensamos no outono, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a das árvores com os galhos secos e as folhas caídas no chão. No entanto, a estação também é conhecida pelas muitas frutas típicas do período. O outono, que começou na última quarta-feira(20) e terminará em 20 de junho, é caracterizado pela chegada das temperaturas mais baixas. Para manter a saúde mesmo no frio, confira algumas frutas típicas da estação e os seus benefícios.
Mexerica, maracujá, abacate, figo, coco e melão são algumas das frutas que têm o seu principal período de colheita no outono. Aqui no Sítio do Mato, temos, pelo menos, três frutas próprias do outono: a goiaba, o caqui e a bergamota. Cada uma possui diferentes nutrientes que trazem muitos benefícios para a nossa saúde.
Fonte de nutrientes: os benefícios do caqui
O caqui tem sua origem na China e no Japão e se adaptou muito bem ao Brasil em virtude do clima. É possível colher caqui de janeiro a setembro. No entanto, entre março e maio colhemos mais frutas e de melhor qualidade. O caqui é uma excelente fonte de vitaminas e é rico em betacaroteno, nutriente que faz muito bem para a saúde da pele e da visão.
Goiaba: saborosa e rica em vitaminas
Outra fruta cuja safra dá predominantemente no outono é a goiaba. A goiabeira – nome científico: Psidium guajava L – é nativa da América do Sul e pode ter de três a cinco metros de altura. A goiaba, além de muito saborosa, também é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, a qual, entre tantos benefícios, auxilia no combate a infecções, gripes e resfriados. O consumo de vitamina C também contribui para manter baixos os níveis de colesterol ruim e fortalecer o sistema imunitário.
Mexerica, tangerina, bergamota
A Mexerica também é uma fruta característica do outono e do inverno. Em cada parte do Brasil ela é conhecida de uma maneira: tangerina, mexerica, laranja mimosa. Aqui em Goiás, chama-se mexerica, no Rio Grande do Sul, bergamota e ela é uma das frutas mais tradicionais quando o frio chega por aqui. Seu suco é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de cálcio, fósforo e potássio. Esses nutrientes auxiliam nas funções diuréticas, digestivas e no aumento da eficiência física.
Cada tipo de fruta é rico em diferentes nutrientes os quais proporcionam inúmeros benefícios para a nossa saúde. Por isso, em qualquer estação do ano, é importante consumir mais de um tipo de frutas para manter todas as taxas de vitaminas completas.
Veja lista abaixo para os meses de março a junho, que correspondem ao Outono, conforme dicas da Embrapa:
Março:
As frutas indicadas para o mês de março são abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, mangostão, nectarina, pera, pêssego, seriguela, tangerina e uva.
Abril:
Prefira as seguintes frutas: abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva.
Maio:
Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva são as dicas para o mês de maio.
Junho:
As frutas ideais para o mês de junho são carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina.
*Com informações de Food News Oficial e Sítio do Mato*
Parceiro:
Bistrô Vegetariano Maria do Céu com opções veganas e vegetarianas. O restaurante oferece cardápio fixo e prato do dia acompanhado de buffet de saladas. Comida divina, muito saborosa e colorida. Sabor inigualável!
Abre de quarta a domingo - Rua do Bonfim, 27 - (62) 99357-9022