Pare agora de espalhar boataria. Além de contaminar o ambiente vai tornando a comunicação pela internet inútil. A melhor forma de evitar as chamadas fake news é cada um tomando mais cuidado com a própria reputação de repassador de bobagens.
Agora não tem mais desculpa para não verificar se aquele vídeo mostrando uma mulher saltando de bungee jump sem corda é só uma questão de ângulo de filmagem ou se aquela mulher com cabelo oxigenado é realmente de uma satanista sacrificadora de bebês (caso que levou ao linchamento de uma dona de casa inocente no Guarujá).
Para auxiliar na busca pela veracidade dos fatos, o site Pirenópolis Online disponibiliza aos internautas preocupados em não disseminar fake news podem contar com uma lista destes sites ou blogs disponível para checagem, confira algumas delas:
Agência Lupa https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/
A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking.
Aos Fatos https://aosfatos.org/
Diariamente, jornalistas de Aos Fatos acompanham declarações de políticos e autoridades de expressão nacional.
Boatos.org http://www.boatos.org/
Criado em junho de 2013, o Boatos.org é atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.
É Isso Mesmo https://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo/
Blog formado por uma equipe de jornalistas do jornal O GLOBO especializados em checagem de informações apresentadas por políticos ou disseminadas nas redes sociais.
E-farsas http://www.e-farsas.com/
Com a intenção de usar a própria internet para desmistificar as histórias que nela circulam, o E-farsas.com nasceu no dia 1º de abril (!!!) de 2002.
Holofote (61) 99555.2589
Os internautas poderão encaminhar mensagens de texto, de áudio ou de vídeo para serem verificadas pela equipe do primeiro núcleo de checagem de fatos do Distrito Federal. O número de contato é (61) 99555-2589.
Truco https://apublica.org/checagem/
O Truco é o projeto de fact-checking da Agência Pública desde 2014, com o objetivo de verificar frases de políticos e personalidades.
UOL Confere https://noticias.uol.com.br/confere/
Iniciativa do UOL que conta com uma equipe de repórteres para checagem e esclarecimento de fatos, desde janeiro de 2017. A ideia é não apenas desmentir as fake news, mas também contextualizar fatos, com dados, números, mostrando seus desdobramentos.
Quatro cantos http://www.quatrocantos.com/lendas/
Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.
Fact Checks do Observador https://observador.pt/seccao/observador/fact-check/
Em Portugal, o serviço de fact-checking lusitano é o Observador.
Parceiro:
(62) 3331-1951
Fábrica: Rua Maria Luiza Cintra,
Qd. 05, Lt. 10-11, Vila Cintra
Mellilotus Empório Natural
R. Comendador Joaquim Alves - Centro
Pirenópolis / GO