27 de setembro – Dia Mundial do Turismo: Parabéns Pirenópolis, polo turístico de Goiás! Momento da ‘retomada com segurança’, destaca ONU

0
132

Celebrado nesta segunda-feira (27), o Dia Mundial do Turismo tem como tema em 2021 o crescimento inclusivo. Em comemoração à data, a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou os impactos da pandemia no setor e destacou o seu papel de protagonismo na recuperação e no crescimento global.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressalta a importância de reconhecer o poder da atividade para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.  Guterres destaca que entre entre janeiro e maio deste ano, as chegadas de turistas internacionais caíram 95% em várias partes do mundo.

Para o chefe da ONU a crise vivida pelo setor se trata de um “enorme choque para economias desenvolvidas” e de “uma emergência para nações em desenvolvimento”.  A declaração é baseada nas projeções de que o setor irá gerar perdas de mais de US$ 4 trilhões para o PIB Global até o fim do ano.

Outro fator que impacta o turismo de forma negativa é a mudança climática, principalmente no caso das Pequenas Ilhas em Desenvolvimento. António Guterres lembra que o turismo representa cerca de 30% da atividade econômica nesses países

Por isso, o chefe da ONU defende ser o momento de “repensar, transformar e recomeçar o turismo com segurança”, pois é um setor que cria empregos e ajuda a construir sociedades resilientes, inclusivas, sustentáveis e focadas na igualdade de gênero.

Guterres sugere mais investimentos no turismo verde, especialmente quando os transportes marítimo e aéreo estão entre os setores que mais emitem gases poluentes. O secretário-geral lembra ser essencial uma mudança que leve à neutralidade de carbono.

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, também enviou uma mensagem para o Dia Mundial, onde destacou que o “desejo humano de viajar e de explorar é universal, e por isso, o turismo precisa estar aberto para que todos possam aproveitar.”

Pololikashvili lembra que o crescimento do setor gera benefícios em todos os níveis, desde a maior companhia aérea até o menor dos pequenos negócios.

Pirenópolis é um dos destinos mais procurados em Goiás

Quem vem para Pirenópolis une cachoeiras, serras, sossego e boa comida. As atrações naturais que chamam a atenção e são mais disputadas pelos turistas, principalmente, por quem sonha em visitar lugares que contribuem para o ecoturismo no Brasil!

São mais de 80 cachoeiras!

A região concentra mais de 80 cachoeiras, todas famosas pelas águas límpidas! A maioria delas com boa infraestrutura turística e com percursos diversos, de curto a moderadamente longo. Pirenópolis concentra várias opções de trilhas curtas até a água, o que facilita o roteiro das famílias que viajam com crianças.

Centro Histórico

Entre muito verde e banhos de cachoeira também há o agradável Centro Histórico de Pirenópolis, cercado de construções coloniais e ruas de pedra. O viajante pode conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Museu de Arte Sacra e diversos casarões erguidos no século 18 e listados como Patrimônio Histórico. Outra forma de ter contato com a cultura regional de Piri, como a cidade é carinhosamente conhecida, é ir ao Museu das Cavalhadas, com acervo baseado nas Cavalhadas – evento medieval que se tornou uma festa tradicional de 3 dias na cidade.

Gastronomia

EM Pirenópolis você encontra restaurantes, bares e muitas lojinhas de artesanato. Um dos pratos mais fáceis de se encontrar durante a viagem é o arroz com pequi, além de pamonha, empadão e outras receita locais. Comer bem é um atrativo bem forte por aqui. *Com informações de Mercado e Eventos.

 

Parceiro:

HOTÉIS DO GRUPO VILLA SÃO DESTAQUE NA REVISTA VIAGEM MAIS COMO HOTÉIS PERFEITOS PARA CELEBRAÇÃO - Pousadas em Pirenópolis

Grupo Villa Hotéis

Um grupo sólido que a mais de 25 anos atua no ramo de hotelaria, gerando emprego e renda,

Contatos: +55 62 3331-2424 / 62 3331-2662  

reserva@grupovillahoteis.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here