Este ano, Pirenópolis terá a sua tão aguardada Festa do Divino Espirito Santo em sua plenitude e as Cavalhadas 2022 serão realizadas no Módulo Esportivo

0
1939

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Hoje(11) pela manhã, aconteceu uma reunião com os grupos organizadores das Cavalhadas para decidirem qual o melhor local para a realização da festa, já que a estrutura física do Cavalhódromo está comprometida e interditada. Durante a reunião, ficou decidido que As Cavalhadas, que irão acontecer nos dias  05, 06 e 07 de junho, iniciando no Domingo de Pentecoste, acontecerá no Módulo Esportivo e todos os festejos que envolvem a Festa do Divino Espírito Santo também irão acontecer nos mesmos moldes, com folias, reinados, novenas, ranchões, etc.

Estavam presentes: os reis das cavalhadas, Rei Cristão, Adail Luis Cardoso, o Rei Mouro, Inacio Rosicler de Pina, a Comissão de Folclore, representada por Séfora de Pina, a Banda Fênix, representada por Eudes Forzani, e ainda representantes da Associação do Campo da Cavalhadas, da Secretaria do Estado de Cultura(Secult), como o secretário César Moura e da Secretaria Municipal de Cultura, com Ronaldo Félix, secretário e da Câmara Municipal de Vereadores, com Ynaê Siqueira Curado.

De acordo com o Secretário do Estado, César Moura, cidade decidiu por uma estrutura móvel que será construída no Módulo Esportivo, para realização da festa esse ano. Os camarotes não serão feitos de palha, mas em tendas e tudo será adequado. “Foi feito um estudo técnico que apontou a interdição do Cavalhódromo e já na semana que vem, as obras serão iniciadas, tanto de reforma e quanto de reestruturação do espaço. Como não teremos tempo hábil, este ano será no módulo e no ano que vem será aqui no Cavalhódromo”, garantiu, revelando que o governador Ronaldo Caiado foi categórico em priorizar a vontade da população. “Ele disse que os anseios dos organizadores da festa fiquem em primeiro lugar, então onde a cidade decidir está decidido, e será no módulo. Só viemos dar um apoio mesmo”.

O secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix, explicou que a reunião foi muito necessária. “Precisávamos ouvir a definição do local. Primeiramente ouvimos o engenheiro da Codego que é o responsável pela obra. Ele fez uma avaliação e explicou a real situação do Cavalhódromo. Ele nos disse que da forma que está não será possível realizar aqui e o Governo do Estado nos explicou que não será possível concluir a obra até a festa”, frisou o secretário.

Nenhuma descrição disponível.

Para Inacio Rosicler de Pina, o Rei Mouro, até o momento foi feito de tudo para que as Cavalhadas acontecessem no Cavalhódromo, mas o Laudo técnico apontou que não será possível. “Percebemos o empenho do governo para que se realize a festa, a segunda opção é melhor do que não realizar, como aconteceu nos dois anos anteriores. Pela logística, o módulo é o melhor lugar, pois temos hoje quase 270 camarotes. Então lá cabe todo mundo. A festa não é feita só de imperador, cavaleiros e mascarados, a população também faz parte da festa. Estamos muito preparados e com certeza será uma festa maravilhosa”, disse.

Nenhuma descrição disponível.

O Rei Cistão, Adail Luis Cardoso, também compartilha da mesma opinião. “É melhor acontecer esse segundo plano, do que não ter a festa, mas ano que será no Cavalhódromo. Deus nos deu a chance de fazer esse ano, vamos aproveitar e deixar acontecer o Reinado do Espírito Santo. Algumas pessoas podem até ser contra, mas o brilho da festa não vai ser apagado. O Espírito Santo estará presente, com todo o brilho. Tenho certeza que a festa será maravilhosa e emocionante porque a esperança do povo é grande. Todos vão participar com muito fervor e boa vontade. Estamos em outros tempos tudo com mudanças e adaptações”, finalizou o Rei Cristão.

 

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Laboratório Pasteur
Av. Anduzeiro, Qd. 08, Lt. 10, Ed. China, Sala 2 – centro, Pirenópolis, GO
Telefone: (62) 3331-1655
pasteurpiri1@hotmail.com
Aberto de 07h00 às 18h00.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here