Uma moradora de Pirenópolis, que preferiu não se identificar, contou que houve uma tentativa de golpe através das contas de água. Ela conta que o pagamento da conta de água através de QR code não está funcionando corretamente.De acordo com a moradora, após usar o QR code para pagar, a conta continua a aparecer como pendente e, por vezes, o pagamento não é reconhecido pela distribuidora. A moradora denuncia que esta situação está gerando problemas, incluindo cortes e cobranças indevidas.
“No dia que realizei os pagamentos via QRCODE, fiz 3 transasões, duas foram pagas a terceira mesmo o dinheiro saindo da minha conta, a Saneago disse que não foi paga, mesmo eu mostrando os recibos de pix realizado para as 3 contas, depois disso, paguei novamente. Paguei todas no dia 26 de maio e até hoje não deu baixa na Saneago. Fiz os pagamentos dessas contas no mesmo dia, tudo certinho”, relata a moradora.
Ultimamente é muito comum presenciar esses relatos e outros de novas tentativas de golpes, como contas falsas ou duplicadas, então entre o certo e o duvidoso, prefira os pagamentos mais seguros que são feitos na lotérica ou nos bancos,
Alguns pontos para identificar possíveis fraudes:
1. Verificação do QR Code: Contas legítimas sempre possuem um QR Code específico da empresa.
2. Conferência dos dados: Verifique se todos os dados da conta, como o nome, endereço e valor, estão corretos.
3. Histórico de medição: Fique atento às datas de medição e aos valores cobrados, comparando com as faturas anteriores