Imagens: Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Google Imagens
Com igrejas seculares e inúmeras relíquias do catolicismo, Pirenópolis celebra a morte e a ressurreição de Cristo com festejos até a Páscoa, em (21) de abril.
A atmosfera da cidade já mudou e já se prepara para mais um feriado. Considerada um dos melhores destinos para se viajar na Semana Santa (15 a 21 de abril), Pirenópolis ganha destaque porque, fundada no ciclo do ouro, ainda hoje preservam igrejas monumentais e tradições culturais e religiosas que se repetem pelos séculos, como as procissões por ruas ornamentadas com coloridos tapetes artesanais, missas cantadas e concertos. Nesse sentido, pirenopolinos e visitantes já estão com uma agenda repleta de festejos litúrgicos nesse bucólico município situado aos pés da Serra dos Pireneus.
Até a Páscoa (21 de abril), o que não faltará é procissão com acompanhamento de música sacra, coral e concertos em igrejas. A centenária Banda Phoenix já fez seus últimos ensaios do coro e orquestra Nossa Senhora do Rosário da Banda Phoenix, que há mais de 125 anos realiza a parte vocal sacra da Semana das Dores, Festa de Passos e todos os cortejos da Semana Santa. No caminho, os músicos e o coral entoam cantos litúrgicos próprios da Quaresma e marchas fúnebres.
A cidade ganha, nesses festejos, ornamentos que enfeitam casas, ruas e igrejas.
Hoje, logo mais às 08h00, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário acontece a procissão de Domingo de Ramos que é a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém antes de ser crucificado. Às 18h00, terá a Procissão do Encontro, com homens saindo da Igreja do Carmo e mulheres saindo da Matriz. Logo após o encontro, a procissão retorna à Matriz para celebração da Santa Missa.
Amanhã, segunda feira(15), às 19h00, haverá missa seguida de procissão de Depósito do Senhor dos Passos para a Igreja do Bonfim. Na quinta-feira(18), às 18h00, missa de lava-pés na Igreja Matriz, seguida de às 20h00 missa com apresentação dos Apóstolos e encenação da Santa Ceia.
Um dos pontos altos é na Sexta-feira da Paixão, às 08h00, tem encenação da Via Sacra, saída da Igreja Santa Bárbara até a Igreja Matriz, às 15h00, adoração da Santa Cruz e às 19h00, Procissão do Senhor Morto, saindo da Igreja Matriz. Sábado(20), às 07h00, procissão de Ofício das Almas, que sái da Igreja Matriz rumo ao Cemitério, às 18h00, vigília pascal no Colégio Hermano da Conceição, no Alto da Lapa e às 20h00, vigília pascal na matriz seguida de Procissão de Ressurreição. No domingo(21), missa nos horários 07h00, 09h00, 18h00 e 20h00.
Parceiro:
Onde estamos
Rua Marinheiro, Qd. 08, Lt. 12,
Vila Marília
contato@grafiatoconstrutora.com.br
Fale com a gente
Fone: (+55) 62 3331 2407