Cavalhadas de Pirenópolis ocupará lugar de destaque na ExpoCavalhadas. Mega evento que acontece amanhã(27), na Praça Cívica em Goiânia

0
222

Amanhã, dia 27 de abril, uma comitiva de Pirenópolis, formada por representantes das Cavalhadas, estarão presentes na ExpoCavalhadas, evento que acontece pela primeira vez na capital do estado, com o objetivo de divulgar as Cavalhadas de Goiás. Durante o acontecimento, haverá uma encenação da batalha entre mouros e cristãos.

A ExpoCavalhadas acontecerá a partir das 09h00, na Praça Cívica. A iniciativa visa atrair investidores para apoiar essas manifestações artísticas que, inclusive, estão em processo de registro para se tornarem patrimônio cultural de Goiás.

Representantes das 12 cidades que fazem parte do Circuito das Cavalhadas estarão em Goiânia para a ExpoCavalhadas. Dessa forma, irão apresentar elementos dessa tradição secular, que atrai milhares de pessoas a diversos municípios goianos.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Ontem, no Cine Pireneus, o Secretário Estadual de Cultura, César Moura, esteve reunido com várias pessoas, entre Cavaleiros, Mascarados, autoridades e presidentes de associações, para alinharem todas as questões que envolvem as Cavalhadas 2022 e também promover a ExpoCavalhadas. Ele explicou que a presença dos representante da Cavalhadas de Pirenópolis neste evento que acontece amanhã, é muito importante, “trará uma enorme evidência para a cidade, pois toda imprensa estará presente e milhares de goianienses”. Conforme César Moura, o evento é uma oportunidade para os goianos terem um contato mais próximo com os cavaleiros. “As Cavalhadas é uma festa muito grande no interior, mas pouco conhecida na capital. Queremos mostrar essa cultura todos os goianos e também para investidores que podem apoiar esse evento e, assim, ajudamos a popularizar e fomentar ainda mais essa tradição”, explica e completa que “Pirenópolis é a maior representação das Cavalhadas para ele”.

Neste ano, o Governo de Goiás repassará R$ 1,8 milhão para o Circuito das Cavalhadas e nesta quarta-feira será transferido a quantia de R$ 300 mil para a Secretaria de Cultura de Pirenópolis, para custear despesas de viagem da comitiva composta por Cavaleiros, Mascarados com seus respectivos cavalos, Pastorinhas, Banda Phoênix e outros.

Estas ações da Secult-GO fazem parte do Programa de Interiorização da Cultura. Portanto, irá auxiliar a manutenção e realização das festividades nos 12 municípios do Circuito: Pirenópolis, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, São Francisco, Crixás, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha, Hidrolina, como também Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Posse e Cidade de Goiás que é a principal novidade da temporada, que retorna após mais de 70 anos.

O Circuito das Cavalhadas retorna com o avanço da imunização em todo o estado, após dois anos de suspensão devido a pandemia da Covid-19. As festividades ocorrem entre junho e setembro, após os festejos do Divino Pai Eterno.

Cavalhadas de Goiás

As Cavalhadas são representações cênicas de origem europeia que retratam a batalha entre mouros e cristãos durante a idade média. Elas foram instituídas pela rainha Isabel de Portugal e retratam, principalmente, a disputa entre Carlos Magno e os sarracenos (islâmicos) pela região sul da França.

Em Goiás, a festividade foi trazida pelos bandeirantes portugueses e é realizada há mais de 200 anos. Os cavaleiros e os mascarados são os principais personagens da festa. Os primeiros se vestem de azul (cristãos) ou vermelho (mouros) e empunham lanças, espadas e garruchas. Já os mascarados representam o povo.

A encenação geralmente dura três dias, sendo que há uma nova batalha em cada um deles. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.

Em Pirenópolis, ela acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de junho, iniciando no Domingo de Pentecoste, este ano será encenada no Módulo Esportivo com a construção de uma estrutura móvel. Com informações de www.cultura.go.gov.br e DiaOnline

Serviço: ExpoCavalhadas em Goiânia

Quando: 27 de abril

Horário: A partir das 09h00

Onde: Praça Cívica – Centro

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Laboratório Pasteur
Av. Anduzeiro, Qd. 08, Lt. 10, Ed. China, Sala 2 – centro, Pirenópolis, GO
Telefone: (62) 3331-1655
pasteurpiri1@hotmail.com
Aberto de 07h00 às 18h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here