“Festdomorro”, “festdomorro”! Começa hoje(13) a Festa do Morro 2022!

0
1073

Foto: www.cidadepirenopolis.com.br

Nenhuma descrição disponível.

A tradicional Festa do Morro, acontece desde o início do século XX, sempre na semana de lua cheia do mês de julho, está de volta após dois anos vetada devido à pandemia da Covid-19.

De hoje(13) a domingo(17) uma multidão, entre famílias e visitantes se espalham em grandes acampamentos, nos arredores da capelinha, num dos pontos mais altos do cerrado brasileiro. O ápice será no final do dia de domingo(17), com a bela contemplação do por do sol e o nascer da lua ao mesmo tempo, um belo fenômeno da natureza, com direito a frio intenso e belas imagens. É um espetáculo de encher os olhos e a alma! O cenário é de arrepiar de tanta beleza.

Ela faz parte de uma tradição religiosa dos moradores da cidade que, todos os anos, sai em procissão rumo ao Pico dos Pireneus, rezando em cada cruz distribuída ao longo da subida, de cerca de 20 km.

Os devotos e amantes da festa, acampam no local durante os 3 dias de celebrações, com missas, rezas, procissões, além de almoços e lanches oferecidos pelo(a) festeiro(a) do ano. A Festa do Morro surgiu em função da Romaria em Louvor à Santíssima Trindade, que acontece desde o século XX (+- 1927), quando devotos carregam uma imagem da Santíssima Trindade em um andor da cidade até o Pico dos Pireneus, cerca de 20km, sempre no dia da lua cheia do mês de julho.

O ápice do evento é na tarde do domingo,

História da Festa do Morro

Festa do Morro 2022! “Pyreneus de Goyas tu és pedra. E sobre esta pedra ficará a imagem de que te fez! 1927”. Viva a Santíssima Trindade!

A Festa do Morro ocorre em Pirenópolis/GO desde 1927, sempre no plenilúnio de julho. Surgiu da reunião de pessoas da cidade que tinham por hábito visitar os Pireneus, serra considerada Divortium aquarum – espigão divisor das Bacias Hidrográficas Platina e Amazônica. A região dos Pireneus possui paisagens de rara beleza que chamaram a atenção de inúmeros visitantes que por lá passaram, dentre eles Saint-Hilaire, Oscar Leal e a Comissão Cruls. Hoje os Pireneus fazem parte do Parque Estadual dos Pireneus e a Festa do Morro tornou-se conhecida.

A Festa acontece no final de semana da lua cheia e os jovens de Pirenópolis e região, aproveitando o período de férias, montam acampamentos nas proximidades dos três picos do Morro dos Pireneus por volta de uma semana antes da festa em si. A festa é bastante dinâmica e passou por inúmeras alterações nestes 81 anos de existência. No início o deslocamento era difícil e toda a família seguia em caminhões para acampar no Morro. Com a criação do Parque o som foi proibido e houve recentemente também intervenção da Igreja na tentativa de inibir os “excessos”.

O auge da Festa do Morro se dá com uma procissão que sai pela tarde de sexta-feira da porta da igreja do Bonfim em Pirenópolis e caminha por 32 quilômetros, chegando ao Morro no sábado à noite. A missa solene é realizada no domingo pela manhã e conta com a participação de grande público que se desloca de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e de outras cidades próximas. A partir daí os acampamentos começam a ser desmontados, pois a festa só no ano que vem.

Este álbum conta com imagens das primeiras edições da Festa do Morro (em preto e branco) – cedidas gentilmente por membros da família de Christóvam José de Oliveira, o organizador da Festa. Conta também com algumas fotos da paisagem dos Pireneus (João Guilherme/2004) e da saída da procissão em direção ao Morro dos Pireneus de autoria de João Guilherme Curado/2008. Quanto as imagens da Festa… Convidamos a todos a virem participar! As informações da festa de 2009 poderão ser conferidas neste site a partir de junho do próximo ano.

Texto: Tereza Caroline Lôbo e João Guilherme Curado

 

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "S MEIO AMBIENTE INTELIGENTE"

Meio Ambiente Inteligente
Telefone – (62) 99943-0993
Endereço: Avenida Sizenando Jaime, quadra 26, número 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here