Conheça o projeto INSPIRI: uma obra foto musical, ecoturística e cultural em formato multimídia para promover Pirenópolis

0
210

Com o objetivo de dar visibilidade a Pirenópolis neste momento de pós-pandemia, incentivando a retomada de atividades para o desenvolvimento econômico, urbano e turístico na cidade, o NPTI-FIC da UFG, em parceria com o movimento ARTetetura e HUMANismo, estão desenvolvendo a obra foto musical “Inspiri”.
O trabalho integra uma linhagem de projetos de extensão universitária, realizada por meio de intervenções urbanas com foto e música, além de fruição ecoturística com ações digitais.
A arte produzida a partir do projeto será utilizada como um instrumento inteligente, para contribuir com a divulgação cultural e de educação patrimonial, a fim de repensar políticas públicas turísticas, urbanas, ambientais, culturais e educacionais.

O INSPIRI foi desenvolvido com participação do compositor goiano Fred Le Blue – ex-aluno de comunicação do FIC UFG, pesquisador visual associado do NPTI e idealizador do MOVimento ARTetetura e HUMANismo. O projeto será ainda uma série de ações socioculturais, desenvolvidas para reposicionar a imagem do município.

A inauguração acontece com o lançamento de um material foto musical ecoturístico cultural, em formato multimídia, com ferramentas aplicadas ao estudo, à defesa e à projeção do patrimônio, memória, arte, sustentabilidade e turismo em Goiás e no Brasil.
Dessa forma, a ideia é ilustrar as músicas de Fred, que falam sobre as belezas de nosso estado, por meio de fotos que já integram o acervo do FIC e de parceiros do projeto, além de fotografias cedidas por moradores da região e entusiastas da cultura local.

Segundo Fred, o Cerrado surge em sua música e poesia em função de um esforço de transcendência de um geopolítica afetada entre diferentes culturas regionalistas, “por meio do mapeamento de uma biogeografia afetiva que mostre, que, do ponto de vista ambiental, vivemos em um mesmo ecossistema”, explica ele sobre sua obra.
Vale mencionar também que novas imagens estão sendo produzidas para novas etapas do Inspiri, que por seu caráter educativo, visa também estimular a criação de novos acervos geoafetivos sobre a cidade, bem como renovar o público leitor para “arte de viajantes” e turismo de experiência.

Detalhes da Ação

A busca por novos métodos de políticas públicas turísticas sustentáveis em Goiás e no Brasil que se faz necessário, é uma ação que pretende dar visibilidade pública internacional à Pirenópolis em momento pós-pandemia para incentivar a retomada das atividades de desenvolvimento econômico e urbano sustentável na cidade. Por isso o FIC (comunicação) da UFG, em parceria com o movimento ARTEtetura e HUMANismo, apresentam um modelo de intervenção urbana foto-musical e fruição ecoturística cultural totalmente digital, um instrumento inteligente e criativo de divulgação cultural, de educação patrimonial e de propaganda turística.

Trata-se de um material fotomusical, ecoturístico e cultural digital (multimídia), que explora uma ferramenta multitarefas de educomunicação aplicada ao estudo, à defesa e à projeção do patrimônio, memória, arte, sustentabilidade e turismo em Goiás e no Brasil.

INSPIRI visa fazer um recorte utópico e distópico sobre o anedotário histórico urbano de Pirenópolis, inspirado por seu patrimônio natural e cultural (material e imaterial). A ideia é utilizar o rico acervo de fotografias espaciais nessa cidade goiana, oriundas do acervo do FIC, mas também dos parceiros institucionais do projeto, bem como dos moradores entusiastas da cultura material e do patrimônio fotográfico de Piri. Dessa forma, será possível ilustrar as músicas compostas por Fred Le Blue em homenagem aos professores, monitores, alunos e amantes de fotografia analógica e digital. Uma música pode ser fotográfica e fotografias sobre Piri podem ser inspiração para muitas canções sobre suas paisagens culturais.
Este projeto de turismo ecocultural digital é o segundo material sonoro da trilogia MULHERES E LUGARES DE GOIÁS. A primeira edição, sobre Alto Paraíso, foi LUA&ANA, lançado em 2021, que tem como cenário o Vale da Lua (Chapada dos Veadeiros)  https://soundcloud.com/fred-le-blue/lua-ana-lunaticas-operetas-do-vale-da-lua-para-a-superlua. Com informações de Ao Vivo de Brasilia e inspirenopolis.weebly.com.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "ネ MADEIREIRA LOBO BO"

Madeireira Lobo
Tudo em madeiras, portas, telhas e eucalipto tratado
Av Benjamin Constant, Qd.4 Lt.1 Vila Cintra Pirenópolis – GO
(62) 3331-3040.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here