A “xepa” da vacina

0
476
Muitas pessoas têm questionado o que é feito com os restos de vacinas que sobram nas ampolas. Se são descartadas ou se pode misturar as sobras de duas ampolas. Tanto o Instituto Butantan, quanto o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, possuem alguns critérios.

As doses de vacinas contra a covid recebidas em todos os municípios de Goiás vem em dose única (monodose) ou com 10 doses (multidose) para aplicação na população. Em caso de sobras, a recomendação do Instituto Butantan e da Secretaria Estadual de Saúde é que seja feito o descarte dos frascos que tenham conteúdo abaixo de 0,5 ml.

A orientação do Instituto foi feita em fevereiro deste ano, como forma de recomendação para o melhor uso das doses pelos profissionais da saúde. Segundo o responsável pela produção das vacinas, cada frasco de multidose possui o suficiente para 10 doses, mas pode ter um pouco a mais.

“Seguindo as boas práticas de fabricação, é envasado um volume maior que, se retirado com cuidado das ampolas pelos profissionais das unidades de saúde, pode render até duas doses a mais”, explica. A aplicação deve ser feita somente se o restante no frasco for suficiente para uma dose (0,5 ml).

A nota técnica nº 108/2021, do Ministério da Saúde (MS), recomenda o mesmo, ou seja, o volume excedente poderá ser utilizado desde que seja possível aspirar o volume de uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola.

Não pode ocorrer, por exemplo, a união de restos de vacina para formar uma dose de 0,5 ml. “A mistura de vacina de frascos-ampola diferentes para completar uma dose é rigorosamente contraindicado, uma vez que as vacinas estão sujeitas à contaminação”, completou o MS.

Em Pirenópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está agindo sob as orientações da Resolução nº 014/2021 , expedida no dia 18 de março de 2021, que aprova critérios para a Campanha de Vacinação da COVID-19 nos Municípios do Estado de Goiás. Ela proíbe utilizar o volume excedente das vacinas adsorvida COVID-19 Sinovac/Butantan e a vacina COVID-19 (recombinante) AstraZeneca/Fiocruz.

A Resolução determina que o volume excedente poderá ser utilizado desde que seja possível aspirar o volume de uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. A mistura de vacina de frascos-ampola diferentes para completar uma dose é rigorosamente CONTRAINDICADO, uma vez que as vacinas estão sujeitas à contaminação.

PEDIDO
AJUDE ESSE PORTAL DE NOTÍCIAS CONTINUAR TRABALHANDO DOANDO QUALQUER VALOR.
CHAVE DO PIX: 62 99439.3404

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "Faça-nos uma visita! PAX 回本同 回 Pirenopolina Familia apoiando familias f @paxpirenopolina24horas 62 3331-3556"

Endereço: Rua São Paulo, bem em frente ao Cemitério

(62) 3331-3556

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here