Pergunte que o advogado responde – Violência Contra a Mulher

0
789

Nesta segunda postagem da coluna Pergunte que o Advogado Responde trás esclarecimento sobre Violência Contra Mulher, elaborado pela Dra. Maria Vitória, advogada, OAB/GO 53.842, Pós-graduada em direito Civil e Processo Civil, especialista em Direito de Família e Sucessões e criadora de conteúdo digital com ênfase em Direito da Mulher.

Os casos de violência aumentaram drasticamente durante a pandemia, pois as vítimas passaram a conviver mais tempo com o agressor e uma pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou algo extremamente preocupante, que embora os casos de violência tenham aumentado, as denúncias só diminuíram. Isso se deu ao fato de que o autor das agressões estava sempre por perto, impossibilitando a vítima de pedir socorro.

De acordo com a pesquisa:

• 1 em cada 4 mulheres brasileiras (24,4%) acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão nos últimos 12 meses, durante a pandemia de covid-19. Isso significa dizer que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano.

• E o mais assustador desses dados é que 44,9% das mulheres não fizeram nada em relação à agressão mais grave sofrida.

Como denunciar:

Se alguém presenciar ou sofrer algum tipo de agressão é muito simples denunciar, bastar discar 100 ou ligar no 180, são serviços para denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher ou procurar a delegacia mais próxima, quando possível. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Desde de outubro do ano passado, o acesso ao Disque 100 também funciona também pelo WhatsApp e no Telegram. Em briga de marido e mulher a gente mete a colher sim, não se cale DENUNCIE!

Nenhuma descrição disponível.

 

Dra. Maria Vitória, advogada, OAB/GO 53.842, Pós-graduada em direito Civil e Processo Civil, especialista em Direito de Família e Sucessões e criadora de conteúdo digital com ênfase em Direito da Mulher.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here