Prefeito Nivaldo Melo veta projeto de castração de animais abandonados e deixa população indignada

0
228

Fotos cedidas pela ONG Piripatas

Nenhuma descrição disponível.

Vereadora Ynaê Curado (DEM), autora do projeto

Após a Câmara aprovar por unanimidade no dia 6 de abril, o projeto que visa amparo à causa animal e a aquisição de uma unidade móvel para castração, o prefeito Nivaldo Melo vetou o documento alegando não ser o momento oportuno e que geraria ônus ao município, o que deixou a população indignada.

O Projeto de Lei 080/2021 é de autoria da vereadora Ynaê Curado (DEM) que trata de um Programa de Castração Móvel, onde institui o serviço de atendimento médico veterinário móvel de urgência para cães e gatos.

Ynaê relata que tinha muita esperança que Nivaldo assinaria este projeto. “Olha, confesso achava que ele não vetaria, porque foi uma luta muito grande. Ele alega que o projeto está criando função para o Executivo. Esse assunto foi levado para plenário em janeiro, após várias denúncias e pedidos de socorro por parte da população e da ONG PiriPatas. A cidade inteira sabia da elaboração deste projeto, inclusive o prefeito que nunca se manifestou, foram três meses de discussão e vários ofícios enviados ao prefeito que nunca nos atendeu. O silêncio dele permaneceu todos esses meses e na segunda (10), veio esse veto justificando que não era o momento oportuno. Eu pergunto: quando será o momento oportuno para essa causa? Realmente uma grande decepção, tanto pra mim quanto para toda população, porque não se trata apenas da causa animal e sim de saúde pública”, desabafou Ynaê.

A Câmara tem o poder de derrubar o veto do prefeito e instituir o projeto, mas a vereadora, ressalta que seu receio é de que os vereadores que aprovaram anteriormente, voltem atrás nas decisões, já que os a favor do prefeito, está em maior número. “Estou estudando todos os mecanismos existentes para tentar derrubar o veto. O meu medo é de que os vereadores a favor do Executivo, que é a maioria na Câmara, voltem a trás na decisão inicial”, ponderou.

Este projeto em questão é de suma importância para a cidade. É notório o crescimento no número destes animais abandonados e mal tratados em toda Pirenópolis. Além de garantir atendimento médico veterinário de urgência para cães e gatos, incluído castração, vacinação, vermifugação, primeiros socorros e exames, campanhas de conscientização e educação sobre proteção dos animais em situação rua, insere também a aquisição de um veículo devidamente equipado com material e pessoal técnico habilitado para realizar castrações cirúrgicas e procedimento nos animais.

De acordo com o documento, o poder público ficaria responsável por disponibilizar um veículo equipado com material e pessoal técnico habilitado para realizar castrações cirúrgicas e demais  procedimentos. O carro percorreria os bairros da cidade, assim como povoados e zona rural com agendamento e divulgação prévios para conhecimento da população.

Tanto a vereadores quanto grande parte da população e os integrantes da ONG PiriPatas estão revoltado com essa decisão. “Não iremos desistir, estamos nessa luta há muitos anos e nunca obtivemos apoio de nenhuma gestão anterior. Com esse projeto seria um grande avanço. Não podemos deixar que ele seja engavetado novamente”, disse Jackeline Vidal, presidente da PiriPatas.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "SUPERME ERCADO JK 小"

SUPERMERCADO JK

O melhor lugar para suas compras!

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182

Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here