Vacinação: a partir de agora municípios goianos terão autonomia para definir os grupos mais vulneráveis, de acordo com sua realidade

0
199

O Comitê Intergestores Bipartite (CIB) decidiu que 10% dos lotes de vacinas que chegarem em Goiás serão aplicados em grupos de risco de acordo com a designação de cada município.

Segundo o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), a nova resolução, pactuada com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), permite aos gestores municipais definir os grupos mais vulneráveis de acordo com sua realidade.

O Cosems argumenta que isso facilita o papel coletivo da campanha, aplicando as vacinas em maior número no menor tempo.

Ainda de acordo com a resolução, 90% das doses podem ser destinadas por fluxo de idade, podendo chegar em até 100%, de acordo com o plano de contingência estipulado pelo gestor.

A presidente do Cosems Goiás, Veronica Savatin, reitera que é preciso finalizar a vacinação do grupo de professores para então seguir a resolução CIB.

“A possibilidade de organizar internamente (nos municípios) a logística das vacinas contribuirá muito com esse processo, pois agora o município terá autonomia de decidir se continuará com os grupos pré estabelecidos ou se ele concluirá algum outro grupo. O gestor vai se reunir com o COE, sua equipe de vigilância epidemiológica vai decidir a melhor estratégia”, explicou a gestora.

Na quinta-feira (24), o governador Ronaldo Caiado afirmou que profissionais de imprensa, da limpeza urbana e lactantes seriam incluídas nos grupos prioritários.

A resolução CIB pode ser visualizada aqui: Resolução CIB nº 097/2021. Com informações de Diário de Goiás.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "MADEIREIRA LOBO 99454-0865 Valtemar Lobo 3331-3040 p Av. Benjamin Constant Qd. 04 Lt. 01 Vila Centro"

Madeireira Lobo

Tudo em madeiras, portas, telhas e eucalipto tratado

Av Benjamin Constant, Qd.4 Lt.1 Vila Cintra Pirenópolis – GO

(62) 3331-3040

Orçamentos wa.me/556233313040

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here