Vereadores derrubam veto do prefeito que impediria implantação de castramóvel em Pirenópolis

0
766
Após 4 meses parado, Castramóvel de Juazeiro vai funcionar em parceria com universidade – Badalo
Vária cidades já implantaram o Castramóvel
Os vereadores de Pirenópolis derrubaram nesta segunda-feira (21), em primeira sessão ordinária do mês de junho, o veto do prefeito Nivaldo Melo (PP), ao PL 080/2021, de autoria da vereadora Ynaê Curado (DEM), que visa amparo à causa animal e a aquisição de uma unidade móvel para castração, comumente falado “Castramóvel”.
Por seis votos favoráveis e cinco contrários, conseguiram derrubar o veto assinado no dia 11 de maio. Para Ynaê, em sua justificativa bem fundamentada e incisiva, essa foi uma conquista importantíssima para a cidade, tendo em vista o número elevado de animais em situação de rua. “O sonho se transforma em realidade e o castramóvel será implantado. Outras ações também serão tomadas para proteger os animais”, pontuou a vereadora.
Ynaê ressalta que vale citar os nomes dos vereadores que subscreveram o projeto, são eles: Leandro Basílio – Major(PSB), Adalberto Moreira Melo (MDB),  Edilberto Alves da Silva(Solidariedade), Mozarto Machado(MDB), Vanildo Alves(MDB) e Manoel Gomes Filho(Republicanos).  
Durante a sessão, o presidente da Casa de Lei, Joassi Figueiredo, determinou que a votação desse projeto específico, fosse secreta.
Para as protetoras Ynaê é uma representante da causa. “Ela representa todas nós protetoras e a população de Pirenópolis que se preocupa com o bem estar dos animais em situação de rua, conseguiu derrubar o veto do prefeito Nivaldo Melo, e ágora o castramóvel vai deixar de ser sonho é se transformar em realidade”, comemoraram finalizando, “Essa é uma vitória de todos nós”.

Entenda o caso

No dia 11 de maio último, após a Câmara aprovar por unanimidade no dia 6 de abril, o projeto que visa amparo à causa animal e a aquisição de uma unidade móvel para castração, o prefeito Nivaldo Melo vetou o documento alegando não ser o momento oportuno e que geraria ônus ao município, o que deixou a população indignada.

O Projeto de Lei 080/2021 é de autoria da vereadora Ynaê Curado (DEM) que trata de um Programa de Castração Móvel, onde institui o serviço de atendimento médico veterinário móvel de urgência para cães e gatos.

Ynaê relata que essa é uma luta muito importante. “O prefeito alegou anteriormente que o projeto está criando função para o Executivo. Esse assunto foi levado para plenário em janeiro, após várias denúncias e pedidos de socorro por parte da população. A cidade inteira sabia da elaboração deste projeto, quando veio esse veto justificando que não era o momento oportuno, questionei na época: quando serei então? Realmente uma grande vitória, tanto pra mim quanto para toda população, porque não se trata apenas da causa animal e sim de saúde pública”, ressaltou Ynaê.

Projeto de Lei 080/2021

Este projeto em questão é de suma importância para a cidade. É notório o crescimento no número destes animais abandonados e mal tratados em toda Pirenópolis. Além de garantir atendimento médico veterinário de urgência para cães e gatos, incluído castração, vacinação, vermifugação, primeiros socorros e exames, campanhas de conscientização e educação sobre proteção dos animais em situação rua, o Projeto de Lei 080/2021 insere também a aquisição de um veículo devidamente equipado com material e pessoal técnico habilitado para realizar castrações cirúrgicas e procedimento nos animais.

 

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "PAX Pirenopolina Familia apoiando familias"

Pax Pirenopolina Ltda

Conheça os convênios, planos e faça parte do melhor plano de assistência familiar da região na Pax Pirenopolina.

Telefone: (62) 3331-3556

Endereço: Av. São Paulo – centro, em frente ao cemitério

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here