Brasil registrou até ontem(01), 16 casos suspeitos de coronavirus, nenhum no Centro-Oeste, Anvisa adota medidas emergenciais

0
989

O Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus no país. Segundo balanço divulgado às 12h de ontem(1º), já foram descartados outros dez casos.

A unidade federativa que apresenta maior número de casos suspeitos é São Paulo, com 8 ocorrências. Duas suspeitas já foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul registra, neste momento, 4 casos suspeitos; outros três já foram descartados.
Em Santa Catarina, até o momento, já foram levantadas 2 suspeitas; dois outros casos foram descartados.
A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com um caso suspeito em cada.
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.
A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan.
Na última quinta-feira (30), a OMS declarou estado de emergência global em saúde devido ao coronavírus.

Coronavírus: acompanhe as ações da Anvisa

Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China, o governo brasileiro vem adotando medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos no país.

A Anvisa integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. Instituído pelo Ministério da Saúde, o comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil, a fim de responder a eventuais ocorrências de forma unificada e imediata.

ATENÇÃO: se você tiver, febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias após viagem para a China, procure uma Unidade de Saúde mais próxima e informe a respeito da viagem.

Acompanhe mais informações no portal do Ministério da Saúde.

Material audiovisual

Informes sonoros

Os aeroportos estão veiculando desde o dia 24/01/20 avisos sonoros da Anvisa sobre o coronavírus. A mensagem, com duração de um minuto, alerta sobre os sintomas da doença e informa sobre medidas para evitar a sua transmissão.

Assista o vídeo explicativo pelo link:  https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=4FNlMeX6BuI&feature=emb_logo

Imagens:

*Com informações de Correio Brasiliense e Portal Anvisa

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Av. Anduzeiro, Qd. 08, Lt. 10, Ed. China, Sala 2 – Centro
(62) 3331-1655

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here