Pirenópolis completa 293 anos de história e religiosidade. Parabéns Pirenópolis! Viva Nossa Senhora do Rosário!

0
218

Foto: Brígida Fátima G. de Melo

Pirenópolis está em festa hoje. A cidade mais visitada do interior goiano está celebrando 293 anos de muita história, tradição e beleza. Essa linda cidade, cravada ao meio de montanhas e cachoeiras, respira cultura e atualmente, ao meio da pandemia do novo coronavírus está em pleno vapor e é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

Um pouco de história

Pirenópolis é um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo minerador português Manoel Rodrigues Tomar (alguns historiadores denominaram-no como Manoel Rodrigues Tomás).  Segundo a tradição local, o arraial foi fundado em 7 de outubro de 1727, porém não há documentos comprobatórios e muitos historiadores e cronistas antigos afirmam ser a fundação em 1731.

Foi importante centro urbano dos século XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação no século XIX. Ainda no século XIX, com o nome de cidade de Meia Ponte, destacou-se como o berço da música goiana, e como berço da imprensa em Goiás, já que ali nasceu o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense. Em 1890, a cidade teve seu nome mudado para Pirenópolis, o município dos Pireneus, nome dado à serra que a circunda. Ficou isolada durante grande parte do século XX e redescoberta na década de 1970, com a construção da nova capital do país, Brasília. Hoje, é famosa pelo turismo e pela produção do quartzito, a Pedra de Pirenópolis.

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade do Santíssimo Sacramento entre 1728 á 1732, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), ambas da Paróquia do Rosário, além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neoclássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

Acompanhe a programação

05h00: Alvorada com a centenária Banda de Música Phoenix pelo Centro-Histórico (sem público).

07h00:Missa drive-In no Beira Rio;

18h00: Carreata com a Imagem do Rosário pelas Ruas da Cidade partindo do Portal (com os fiéis).

19h30: Santa Missa Solene em ação de graças aos 293 anos de Pirenópolis, celebração cantada em latim pelo Coro e Orquestra N. Sra. do Rosário (com os fiéis).

*Com informações de Wikipédia

Parceiro:

Supermercado Jk, o seu lugar preferido para suas compras!

Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182

Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00 @supermercadojkpirenopolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here