Prepare o bolso: conta de luz está mais cara em dezembro após decisão da Aneel

0
704

A energia elétrica está mais cara em dezembro, após decisão da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foi estabelecida a bandeira vermelha patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Em maio deste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Aneel tinha decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro, mas a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia levaram à revisão.

Sistema de bandeiras tarifárias

Criado pela agência, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país.

Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Fonte: G1GO

Buteko do Chaguinha

Buteko do Chaguinha
Avenida Meia Lua, em frente ao Museu Rodas do Tempo, na saída para as cachoeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here