Estudo aponta que ir à academia não aumenta risco de contaminação e a Academia FM obedece todos os protocolos sanitários, oferecendo total segurança aos alunos

0
402

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, apontou que fazer atividade física em academias não aumenta o risco de contaminação de coronavírus.

Desde o início da pandemia, em 22 de maio, o estudo utilizou 3.764 pessoas, com idade entre 18 e 64 anos, sem comorbidades relevantes à Covid-19, de cinco academias de Oslo. Dos participantes, 1.896 pessoas foram autorizadas a retomar a prática de atividade física na academia, enquanto 1.868 foram utilizadas como grupo de comparação e, por isso, mantiveram-se afastadas.

Do grupo autorizado a voltar às academias, 80% usou as instalações pelo menos uma vez no período estudado e 40% foi mais de seis vezes.

Para treinar na academia, os participantes tinham que lavar as mãos regularmente e manter o distanciamento social de um metro para exercícios no chão e dois metros para aulas de alta intensidade.

Os resultados mostraram que apenas um indivíduo, dos 3.764 monitorados, foi contaminado por Covid-19. Contudo, ele não fazia parte do grupo que frequentava a academia. Segundo os pesquisadores, o vírus foi contraído em seu ambiente de trabalho.

De acordo com as pesquisas, também não houve diferença no número de vezes em que os estudados foram para o hospital. Quando precisaram ir, não havia relação com a contaminação de coronavírus.

“Pessoalmente, acho que isso é generalizável, mas com uma ressalva. Pode haver lugares onde há maior incidência de Covid-19 ou onde as pessoas estão menos dispostas a seguir restrições”, completa.

Durante o período do estudo, houve 207 novos casos de coronavírus em Oslo. Os participantes do estudo e os funcionários da academia foram testados para verificar a contaminação em 8 de junho.

Ao que tudo indica, este é o primeiro e único estudo randomizado (em que são estudados dois grupos de pessoas que são escolhidas aleatoriamente) sobre o risco de infecção de coronavírus em academias.

O funcionamento dos estabelecimentos de todas as modalidades, estabelece protocolos observando as boas práticas e os procedimentos de higienização, bem como garante condutas adequadas de higiene pessoal e o controle de saúde dos colaboradores e clientes.

O funcionamento da Academia FM é realizado exclusivamente em horários estabelecidos no último decreto até às 20h00, com capacidade máxima de 10 alunos, garantindo o controle do número de frequentadores simultâneos e o uso de máscara facial é obrigatório tanto para frequentadores quanto colaboradores. Marcus Godinho, um dos proprietários da Academia FM e Coach em Educação Física, garante que a academia obedece todos os protocolos de higienização. “Estamos tomando cuidados redobrados com a limpeza e higienização da academia e da aparelhagem. Para ser sincero, acho que academia é um lugares bastante seguro. Primeiramente, mesmo antes da pandemia, os alunos já não vinham malhar com sintomas gripais, pois o mal estar e a falta de resistência, já os impediam de vir. Então, pessoas gripadas não malham e se cada um tomar as medidas corretas, como limpar os aparelhos antes e depois do exercício e usar álcool nas mão com frequência, vai ser difícil se contaminar. Outra coisa é o bem maior: quem se exercita diariamente, aumenta a imunidade, isso é fato!”, afirmou Marquinhos.

 

A aluna Fernanda de Bastos Ribeiro, que está grávida de 33 semana, já no oitavo mês de gravidez, assegura que além da academia lhe proporcionar mais ânimo, disposição , ainda lhe proporciona muito bem estar nessa reta final, que é desgastante e incômoda. “Não vejo perigo algum em contrair a Covid-19 aqui na FM não. Pois ela está obedecendo todos os protocolos de segurança e a gente também faz a nossa parte. Estou usando duas máscaras, higienizo bem os aparelhos e as mãos a todo momento e evito de colocar as mãos na máscara. Assim a vida vai seguindo com segurança”, revelou Fernanda, dizendo que falta menos de um mês para o bebê nascer.

Outro aluno que não abre mão de ir à academia, é Gleissom Silva Bastos. “Acho a academia um lugar seguro. Se tomarmos os cuidados necessários, não corremos perigo algum. Acho que os protocolos de segurança devem ser seguidos individualmente e higienizar bem as mãos e os aparelhos. Tomando os cuidados não corremos risco não”, afirmou Gleisson.

Para Joelma Oliveira Costa, a academia é muito seguro sim. “Temos todos os esclarecimentos necessários de se evitar contrair o vírus, então se vamos para a academia, temos que cuidar da higienização nossa e dos equipamentos. Não tenho medo algum de contrair o vírus na academia e ela é muito importante para melhorar nossa saúde mental também, nessa época de tantas incertezas”, disse Joelma.

 

Exigências para funcionamento:

✔ Máximo de 10 alunos permitidos no mesmo horário.
✔ Uso de máscaras;
✔ Uso garrafinhas;
✔ Trazer sua flanela para limpar os aparelhos;
✔ Fazer a limpeza nos aparelhos antes e após o uso;
✔️ Não trabalharemos com horário marcado
✔️ Tempo máximo de treino de 1 hora

Então não perca tempo e vem pra FM.⠀⠀⠀

📍Rua Benedito de Pina n. 08 Centro.⠀
☎ Liga e conheça os planos: 3331-2154 / 984832266

Academia FM - Força e Músculo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here