Mais barreiras sanitárias e mais 1000 testes rápidos. Novas medidas de combate ao novo coronavírus implantadas em Pirenópolis, a partir de hoje (08)

0
1512

Foto: Viajante Comum

A partir de hoje (08), várias tendas como barreiras sanitárias estão implantadas em alguns pontos estratégicos: Centro, Alto da Lapa e Alto do Bonfim, com testes rápidos que possibilitarão o mapeamento de controle de infecção do novo coronavírus e consequentemente, mais segurança para a população. Com a ampliação dos testes rápidos, que conta com maior capacidade diagnóstica, contribuirá para o aumento das confirmações de covid-19.

Segundo a prefeitura, inicialmente foram adquiridos 1000 testes esta semana, que serão aplicados em pessoas com sintomas gripais. “Isso é para podermos traçar um perfil epidemiológico”, disse o médico Luiz Fernando Cintra Campos Filho, diretor técnico do Comitê de Crise. Outros 300 testes serão aplicados semanalmente.

De acordo com Betho Rego, diretor do Comitê de Crise e secretário de Cultura, “as barreiras terão caráter sanitários e serão constituídas com profissionais de saúde treinados para conversar com as pessoas, passar informações de combate ao coronavírus e aferir a temperatura. Os questionamentos serão basicamente sobre a saúde das pessoas, para podermos descobrir os pacientes sintomático, ou seja, os com sintomas da covid ”. Ele salienta também que, os testes rápidos irão detectar vários novos casos. “Até agora os números eram baixos, pois não haviam testagens. Mas com os testes rápidos e mais barreiras sanitárias, os números aumentarão com certeza, haja visto que, aqui em Pirenópolis já temos transmissão comunitária”, frisou.

Saiba mais sobre testes rápidos

O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. Portanto, é preciso estar atento às instruções de uso dos testes.

Entenda melhor

Na produção das defesas do organismo, os anticorpos do tipo IgM são os primeiros a aparecer, por isso estão relacionados a infecções recentes, isto é, presentes em pacientes que podem possuir o vírus. Pelo conhecimento que se tem sobre a Covid-19 e pelas limitações relacionadas ao desenvolvimento do teste, não é possível utilizar esta informação isoladamente como diagnóstico, sendo recomendada a confirmação por ensaio molecular, onde é possível identificar a presença ou não do vírus na amostra testada. Ainda não se sabe por quanto tempo os anticorpos IgM e IgG para Covid-19 permanecem no corpo. Portanto, mesmo para os anticorpos do tipo IgG que são produzidos mais tardiamente, a interpretação isolada do resultado não assegura que não haja mais infecção.

Por esse motivo, é importante salientar que o teste rápido não detecta especificamente o novo coronavírus, mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido.

Embora os testes de anticorpos ainda tenham um valor limitado para o diagnóstico de uma pessoa com suspeita de Covid-19, o uso desse tipo de teste pode ajudar a entender melhor como a resposta imune contra o vírus Sars-CoV-2 se desenvolve em pacientes ao longo do tempo. Apesar de ainda existir muita incerteza com relação a esse novo vírus, também é possível que, com o tempo, o amplo uso desses testes de anticorpos e o acompanhamento clínico dos pacientes forneçam à comunidade médica mais informações sobre recuperação e sobre o risco de infeção pela exposição ao vírus, além de auxiliar na definição de políticas públicas.

De acordo com a Anvisa, os testes rápidos são de fácil execução e não necessitam de outros equipamentos de apoio (como os que são usados em laboratórios), e conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. Os testes rápidos para anticorpos se diferenciam entre si quanto às limitações do produto, ao limite de detecção, ao desempenho esperado e ao tempo de leitura. Portanto, vale lembrar que a execução e a interpretação dos resultados devem ser feitas por profissional de saúde, seguindo as instruções de uso de cada produto.

Metodologia

O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.

Portanto, o IgM e o IgG são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19. Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção desses anticorpos (janela imunológica) a partir do contágio, a imunocromatografia é indicada para exames a partir do sétimo dia após o início dos sintomas, a depender da limitação do teste e da indicação do fabricante. Esse tempo é necessário para assegurar que haverá anticorpos suficientes no organismo que possam ser detectáveis por esse método.

Além disso, para concluir se o caso é ou não de Covid-19, os resultados dos testes rápidos devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente, além de outros exames confirmatórios. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação e o diagnóstico ou descarte da doença.

*Com informações de Portal da Anvisa e Prefeitura de Pirenópolis

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Juary Eletrocar

Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek
Abre às 08:00
Telefone: 3331-3514

JuaryEletrocar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here