Depois de quase três dias, Bombeiros e Brigadistas conseguem conter o incêndio que atingiu cerca de 3 km na APA dos Pireneus

0
607

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Fotos cedida pelo 17º Batalhão do Corpo de Bombeiros  

Um incêndio florestal que iniciou na última sexta-feira (30), foi contido ontem(03), pelos militares do 17º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis e alguns integrantes da Brigada Gavião Fumaça. O incêndio atingiu uma área de cerca de 3 quilômetros da APA da Serra dos Pireneus, próximo à pedreira que se deslocou no sentido norte, próximo à Fazenda do Lázaro.

Nenhuma descrição disponível.

De acordo com o Capitão Cristiano Severino de Carvalho, sub comandante 17º Batalhão do Corpo de Bombeiro, o fogo se estendeu em várias frentes, mas todas foram contidas. “Por ser uma região de relevos, montanhosa e de difícil acesso, tivemos muitas dificuldades para combater o fogo. Em vegetação muito seca de capim nativo, o fogo se propaga rápido e tivemos que esperar o momento certo para agir, justamente pela dificuldade de chegar até o local do incêndio. Ontem conseguimos e fechamos o fogo próximo ao Rio das Almas, chegando na Fazenda do Lázaro, onde ele poderia avançar mais, acima do Morro do Frota”, explicou o subcomandante, acrescentando que foi realizado o combate direto com sopradores, “fizemos uma linha de contenção de mais ou menos 1000 metros. Foi um incêndio de cerca de três quilômetros. Conseguimos conter essa linha de fogo à tempo, senão chegaria à BR-070. Conseguimos fazer a contenção de todos os focos. Hoje temos uma equipe que está vistoriando aquela região”, garantiu.

O Subcomandante afirma veementemente que a maioria destes incêndio é criminoso. “Temos um pequeno efetivo e temos que atender diversas chamadas, não só de incêndios, mas também de atendimento domiciliares, resgate, salvamento, afogamento, tem a parte administrativa que fazemos vistorias no comércio e também respondemos pelos municípios Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Alexânia e Abadiânia”, explicou.

A região possui a maioria das nascentes da Serra dos Pireneus que estão fora do Parque, em áreas privadas da APA. Esse manancial hídrico, que vem sofrendo impacto crônico dos incêndios, são as cabeceiras do Rio das Almas, o rio mais importante que abastece a Barragem de Serra da Mesa, o maior reservatório artificial de água (em volume) do Brasil e que está sofrendo com a estiagem.

Capitão Cristiano ressalta que, este período entre julho e setembro, ocorre um aumento significativo das ocorrências. “Este período é bastante crítico. Setembro é o pico de incidência de fogo em vegetação. Temos um efetivo de 34 militares, no serviço operacional.  Cinco militares ficam de serviço, atendemos vários tipos de ocorrências. Temos dois caminhões de combate à incêndio, mas vale ressaltar que o caminhão só anda na estrada, ele não entra no meio do mato, uma viatura específica para vegetação, duas viaturas de resgate, duas viaturas de semi vegetação que transportamos equipamentos, como abafadores, sopradores, bombas costais, ferramentas, etc”, comentou.

Além dos oficiais do Corpo de Bombeiros, três brigadistas também participaram da ação. A Brigada Gavião Fumaça está em formação e dispuseram três integrantes, que combateram o fogo próximo a Fazenda Lazaro

COMO PREVENIR INCÊNDIOS FLORESTAIS

1. Evite fumar em locais com vegetação que possa queimar (por exemplo, vegetação seca)

2. Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos no chão porque eles podem causar um incêndio florestal.

3. Não acenda fogueiras em áreas próximas à vegetação. Nem mesmo manipule outras fontes de calor, como velas ou incenso.

4. Se for absolutamente necessário fazer uma fogueira, siga os seguintes passos:

  • Faça-o em um lugar claro, onde não haja galhos, árvores ou elementos que possam se inflamar no fogo.
  • Delimite a área de fogo com areia, pedras ou valas para evitar que se espalhe.
  • Tenha a mão elementos para apagar o fogo como areia, terra ou água.

COMO EVITAR UM INCÊNDIO FLORESTAL SE VOCÊ MORA PERTO DA VEGETAÇÃO

1. Não deixe nenhum material que possa queimar (como lixo ou galhos) nas proximidades das residências.

2. Descubra a presença de reservas de água próximas e a operação de torneiras na área.

O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO FLORESTAL?

Se o fogo já se espalhou, tome as seguintes medidas:

1. Se você vir fumaça ou incêndio em áreas de vegetação, notifique os Bombeiros – 193

2. Se a evacuação for indicada, interrompa a energia elétrica em sua casa e feche as válvulas de fechamento de gás.

3. Mantenha a calma e siga as instruções das equipes de resposta.

4. Cubra a boca e o nariz com um pano úmido para não inalar a fumaça.

5. Preste atenção ao comportamento do fogo e do vento, porque o fogo pode mudar de direção rapidamente, dependendo dessas variáveis.

6. Se você tiver a possibilidade, ande perto de águas rasas e abertas que possam servir como rotas de evacuação.

7. Não retorne à área queimada até que as autoridades liberem. O fogo pode ser reativado.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "B MEIO AMBIENTE INTELIGENTE"

Meio Ambiente Inteligente
Telefone – (62) 99943-0993.
Endereço: Avenida Sizenando Jaime, quadra 26, número 32.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here