Você sabe o que é estresse oxidativo? Saiba como combatê-lo através dos ensinamentos de Lenísia Septímio

0
463

O stress oxidativo e seus malefícios para nossa saúde física e mental é o assunto desta semana.

O que fazer para amenizar este problema? O stress oxidativo é resultado do desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação do nosso sistema de defesa. A geração de radicais livres/ou espécies reativas é consequência do metabolismo do oxigênio em nosso corpo.

As enzimas causadoras do stress oxidativo são também necessárias para a manutenção da vida, e por estarem associadas ao processo de detoxificacao de compostos formados no nosso organismo e são essenciais por permitirem a constante luta em nós, das armas de defesa e de combate ativando o sistema imunológico.

Radicais livres em excesso não são fáceis de serem eliminados pelo nosso fígado que produz o glutatião poderoso aminoácido, anti oxidante, o rins e órgãos excretores, aí, se transformando no stress oxidativo, causador de doenças do coração, câncer, doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias, diabetes, problemas de memória, conexões cerebrais que.estão todas relacionadas ao genotipo e predisposição a determinadas doenças.

Recomendações: Evitar a poluição do ar, sonora e mental, não tomar água ácida, com gás e gelada. Evitar cafe e chá preto. Embutidos e industrializados.

Preferir alimentos verdadeiros e o mais natural possível, andar, curtir a natureza, tomar sol, fazer exercícios leves, ter paz, fé, bom sono, confiança e não perder a esperança, estas atitudes simples afastam de nós o stress oxidativo.

O que é antioxidante? São vitaminas, minerais e outras substâncias químicas com capacidade de “doar” um de seus eletrôns aos radicais livres, os desestabilizando, e ainda assim, continuarem cumprindo sua missão de nos equilibrar e limpar.

São antioxidantes: vitamina A: manga, maçã, melancia, mamão formosa, goiaba vermelha, caju, abóbora, cenoura, couve, salsa, abobrinha, alface e ora pro nobis.

Vitamina C: acerola, laranja, limão, kiwi, mexerica, maracujá, abacaxi, couve, repolho e pimentão amarelo.

Vitamina E: azeite de oliva, azeitona, trigo moído, ovo, castanha do Pará, caju, amendoim, baru, gergelim, banana, couve e agrião.

Selênio: sardinha, cavalinha, ovo, alho, brócolis, feijão, lentilha, ervilha, gergelim, chia, grão de bico e aveia.

Zinco: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, gergelim, linhaça, chia, banana, castanha do Pará, baru e amendoim. Chocolate amargo com cacau acima de 70%, que tem o poder de atrasar a ação devastadora dos radicais livres, além de diminuem o cansaço físico e mental.

A alimentação saudável, nutritiva e de qualidade é essencial para diminuir a força dos radicais livres. Vamos ajudar nosso organismo a diminuir o cortizol, aquele hormônio liberado quando há excesso de radicais livres?

Plantas que atenuam os males dos radicais livres: erva cidreira, camomila, erva de São João e açafrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here