Pirenópolis é uma das cidades eleitas como Destino Turístico Inteligente do Brasil. Entenda o que isso significa;

0
556

Foto: @olharesdepiri

Após seis meses de seleção, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o SEBRAE, elegeram dentro Programa Turismo Futuro Brasil, a cidade de Pirenópolis como Destino Turístico Inteligente(DTI). Além de Pirenópolis, mais 11 minicípios, das cinco regiões brasileiras, também foram escolhidos e receberão suporte técnico e especializado com novas estratégias, elaboração e/ou implementação de projetos visando o crescimento da cadeia econômica dos negócios turísticos. (veja abaixo a lista completa)

Para isso, três premissas fundamentais guiaram esse Edital: (1) oportunizar a participação de quaisquer Municípios, desde que estivessem no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur); (2) proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio; e (3) selecionar destinos com perfis distintos, de pequeno, médio e grande porte.

Ao todo, foram mais de 250 municípios brasileiros que se inscreveram para o processo e Pirenópolis se destaca por ter sido o destino goiano aprovado.

Participaram também da Comissão avaliadora dos projetos, Ministério do Turismo, Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo – ANSEDITUR, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – FORNATUR.

“Concorrer com centenas de municípios e ser aprovado em um edital tão importante como esse, nos enche de orgulho. Um presente para o município e para o desenvolvimento do turismo local. Pirenópolis caminha agora para um importante capítulo da sua história, transformar-se em um destino turístico inteligente”, pontuou a Secretária de Turismo Vanessa Leal.

DTI na prática

O conceito de DIT foi criado pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha, baseado em alguns eixos norteadores tais como: governança, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing, segurança, mobilidade, acessibilidade e criatividade. “Vamos trabalhar com as especificidades de cada região, fazendo estudos, diagnósticos e estabelecendo estratégias de atuação para cada município. Essas ações serão acompanhadas de perto, para potencializar os resultados”, adianta Ana Clévia. O edital completo com as informações do programa está disponível aqui. Fontes: Panrotas, Sebrae e Prefeitura de Pirenópolis.

 

Abaixo lista completa:

Nenhuma descrição disponível.

Parceiro:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here