Cimehgo explica porque nuvem de poeira está avançando para Pirenópolis, após atingir algumas cidades de Goiás

0
358

Especialista explica fenômeno inusitado que gerou curiosidade e está assustando moradores.

Goiânia e cidades do interior de Goiás amanheceram com uma ‘nuvem de poeira’ neste sábado, 19. A nuvem de poeira está visivelmente avançando para Pirenópolis e assustando alguns moradores. O fenômeno inusitado gerou curiosidade e assustou moradores. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o tempo seco pode explicar os motivos.

“Estamos há mais de 65 dias sem chuvas aqui na parte centro-sul, como Goiânia e vários outros municípios, como Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Catalão, Pirenópolis, etc. Na parte centro-norte, temos municípios até com mais de 100 dias sem chuvas”, afirma.

Sendo assim, Amorim explica que o solo deixa a terra solta sobre a superfície. Juntamente com isso, o avanço de uma frente fria e uma ventania formaram a nuvem de poeira.

“Com o passar do tempo, nesse período de estiagem, a terra começa a desagregar. Então, a gente tem muito material particulado solto, o pó da terra, e o avanço da frente fria levanta esse pó para a atmosfera. A expectativa é que essa frente continue avançando para trazer pancadas de chuvas isoladas, lembrando que não é em todos os locais”, completou.

Parceiro:

LABORATÓRIO PASTEUR
Av. Anduzeiro, Qd. 08, Lt. 10, Ed. China, Sala 2 – centro
(62) 3331-1655
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here