Paineira, a árvore maravilha, rainha das florestas e suas mil e uma utilidades

0
2372

Nesta semana Lenísia Septimio fala de uma árvore comum do Cerrado usada pelos índios e populações tradicionais para tratar dos mais diversos problemas de saúde. Nome vulgar: Paineira, Árvore da Paina, Árvore da Lã e Barriguda. Nome científico Ceiba speciosa família Malvacecae.

Presente nas matas ciliares. Atinge até 30 metros de altura, com tronco retilíneo, cilíndrico de cor cinza esverdeado, sendo mais grossa no tronco, daí o nome barriguda. Parente dos baobás africanos.

Usos medicinais casca e entre casca na forma de chá, para inflamação do fígado, hérnia, uso tópico, reumatismo, circulação e pressão alta, o sumo uso tópico, para inflamação e fraturas dos ossos. As painas, substituem o algodão, usadas para encher travesseiros de crianças trazendo calma e bom sono.

Da paineira pode se comer as folhas jovens, as sementes torradas e os frutos não maduros. Das flores se faz o floral que nos trás alegria, despertando a nossa criança interior, fazendo a gente ver a vida e os problemas com positividade. As cinzas da madeira do seu tronco é rica em minerais principalmente, potássio minério para o bom funcionamento do nosso organismo, aumentando a imunidade, a energia, dores musculares, problemas estomacais, e normaliza os batimentos cardíacos.

A Samauma, Ceiba Pentandra, espécie de Paineira Amazônica, é a árvore que distribui água para as outras que lhe são próximas. Sagrada para os índios do Amazonas, populações tradicionais e também os Maias no México. É a árvore do acolhimento, da proteção e responsável pelo SOS na floresta. Batendo com um pau no seu tronco o som repercute e se multiplica sendo ouvido por quilômetros na floresta, dando um sinal de alerta.

* Da casca se faz remédios para inflamação do fígado, tratamento de hérnias, reumatismo, problemas cardíacos e pressão alta. Em algumas regiões, o infuso desta árvore também é usado para tratar contusões e fraturas.

* Ornamental adequada para praças e canteiros centrais de grandes avenidas.

* Da fibra branca que envolve as sementes, a paina, se fazem almofadas, edredons, colchões e mais uma infinidade de usos que requerem isolamento térmico.

* A paina também pode ser útil como filtro – se você está no campo, coloque um pouco da paina em uma garrafa pet cortada como funil e filtre a água de que vai fazer uso.

* A fibra, paina, também é muito boa como biorremediadora em caso de vazamentos de óleos e petroquímicos – sua capacidade de absorção supera outras fibras vegetais.

* As folhas jovens podem ser usadas como alimento em uma variedade de receitas, cozidas, cruas em saladas, como enroladinho, bolinhos de folhas, sendo uma alternativa para a nutrição não convencional.

* Os frutos jovens podem ser preparados como quiabos.

*Estudos já demonstraram a capacidade antimicrobiana dos fitoquímicos das paineiras

Como se faz o chá de casca de paineira

Na verdade, este não é um chá e sim uma água – você deverá por a casca de molho, em água fria e deixar na geladeira. A indicação é de se tomar alguns copos ao dia.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here